GeraisNotícias urgentes

João Azevêdo abre Campanha de Multivacinação e entrega unidade móvel ao Hemocentro para coleta de sangue

O governador João Azevêdo participou, neste sábado (30), no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, da abertura da Campanha de Multivacinação. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também fez a entrega da Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemocentro da Paraíba, que representou investimentos de R$ 2,8 milhões.

A campanha de imunização tem apoio do Ministério da Saúde e visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de impedir a reintrodução de doenças imunopreviníveis,  que podem ser prevenidas por meio de vacinas no Brasil.

A ação incentiva a vacinação com imunizantes que previnem contra Covid-19, Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite, contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), Febre Amarela, Hepatite A; Pentavalente; Vacina DTP; Rotavírus Humano; Pneumocócica 10; Meningocócica C; Meningocócica ACWY.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o engajamento do Governo da Paraíba para garantir a imunização das pessoas. “O estado tem feito um esforço muito grande para que a cada campanha de vacinação possamos atingir a meta do Ministério da Saúde. Esse é um trabalho feito a muitas mãos para que nós possamos proteger as pessoas porque vacina salva vidas e nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas e aqui o SUS verdadeiramente funciona”, frisou.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou que a Paraíba tem sido referência no país no cumprimento das metas do calendário vacinal em função de ações estratégicas, a exemplo do programa Vacina Mais Paraíba. “Hoje é a abertura da campanha nacional de multivacinação, que vai de hoje até o dia 14 de outubro. No próximo sábado é o Dia D de multivacinação nos 223 municípios e a nossa expectativa é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na Paraíba, que tem uma das melhores coberturas vacinais na atenção primária. Além disso, a entrega do ônibus do Hemocentro irá descentralizar a oferta de coleta de sangue para que a gente possa aumentar os estoques e possibilitar que toda população paraibana possa doar, uma vez que o veículo irá percorrer todos os municípios”, declarou.

O diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Eder Gatti, destacou a importância da união com estados e municípios para assegurar a proteção da população. “Temos um desafio muito grande porque queremos reverter uma queda na vacinação que vem acontecendo desde 2016 e que em 2022 teve o pior indicador. Nós estamos também oferecendo aos municípios uma ferramenta de microplanejamento com recursos extras para financiar a rotina de vacinação, com a vacinação em escolas, locais públicos e busca ativa”, falou.

A recepcionista Alexandra da Silva, moradora do Róger, levou a filha Maria Aline da Silva, de 11 anos, para atualizar o calendário vacinal e destacou a importância da campanha. “Nós temos que ter um tempo para imunizar nossas crianças e ficar atentas para eventos como esse do Dia D porque aqui a gente pode colocar em dia todas as vacinas e deixá-las imunizadas porque assim evitamos até idas a hospitais até correndo risco de contrair outras doenças”, disse.

Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemocentro da Paraíba – A aquisição do ônibus rodoviário da Volvo tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos à doação de sangue e buscar novas possibilidades e alternativas para a população que queira doar. O veículo é totalmente adaptado para coleta de sangue e de amostras de candidatos à doação de medula óssea.

O veículo é dividido em sala de triagem hematológica, sala de triagem clínica, sala de coleta de sangue, sala de recuperação de doadores, copa e banheiro e irá percorrer todos os municípios do estado, atendendo a Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Macrorregiões de Saúde.

“Essa é mais uma ação do governo na área da saúde para que possamos manter o estoque de sangue para atender a quem precisa. Esse é um investimento de R$ 2,8 milhões que vai melhorar ainda mais o serviço prestado pelo Hemocentro”, acrescentou o governador João Azevêdo.

O vice-governador Lucas Ribeiro; o prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra; o deputado federal Mersinho Lucena; os deputados estaduais João Gonçalves, Caio Roberto e Hervázio Bezerra; a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega; o superintendente da PBSaúde, Arymatheus Reis; além do secretário de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Luis Ferreira; e a secretária executiva da Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, estiveram presentes.

Secom-PB
Foto: José Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *