CulturaÚltimas notícias

Jane Campion é a 3ª mulher a ganhar Oscar de melhor direção

Jane Campion venceu o Oscar de melhor direção com ‘Ataque dos Cães’. Ela é a a 3ª mulher a levar a estueta para casa em quase 100 anos de premiação.

As primeiras estatuetas douradas do Oscar foram entregues em 1929 e durante toda sua história, reconheceu diversos diretores. Mais de 457 filmes já foram indicados na categoria de Melhor Direção, mas apenas sete deles foram dirigidos por mulheres.

Na edição de 2021, pela primeira vez na história, duas mulheres estavam concorrendo na categoria. No caso, Chloé Zhao, além de indicada, acabou ganhando a categoria. A primeira a vencer a honraria foi Kathryn Bigelow, por ‘Guerra ao Terror’ (2009).

Confira quem são as sete mulheres já indicadas a categoria de Melhor Direção:

1 – Lina Wertmüller

Depois de 47 anos, Lina Wertmüller marcou a história e se tornou a primeira mulher indicada a Melhor Direção. A diretora italiana foi nomeada pelo filme “Pasqualino Sete Belezas”, lançado em 1975, mas acabou perdendo para John G. Avildsen com o clássico “Rocky”. Inclusive, Lina veio a falecer apenas no ano passado, aos 93 anos.

2 – Jane Campion

Só depois de quase 20 anos outra mulher fosse nomeada na categoria. Jane Campion foi reconhecida pela Academia com seu filme “O Piano”, um drama romântico que virou um verdadeiro clássico. Escrito, dirigido e produzido por Jane, o filme foi um dos destaques na edição de 1994, levando a estatueta nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

Inclusive, Jane voltou a ser indicada na categoria de Melhor Direção em 2022, com o filme “Ataque dos Cães”, um dos favoritos pela crítica nas principais categorias.

3 – Sofia Coppola

Mais uma indicação e nenhuma vitória, por enquanto. Filha do cineasta Francis Ford Coppola (diretor de O Poderoso Chefão), Sofia foi indicada na categoria pelo filme “Encontros e Desencontros”, um drama romântico com Bill Murray e Scarlett Johansson. O longa ficou super famoso entre os filmes mais cults e se passava em Tóquio. Assim como Jane Campion, Sofia não ganhou como diretora, mas levou para casa o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Transcrição do site terra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *