Cidade

Igualdade de gênero é base do organograma da Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa

As mulheres têm conquistado cada vez mais seu espaço no âmbito profissional e é necessário esse debate. Por isso, na Secretaria de Transparência Pública (Setramp), da Prefeitura de João Pessoa, as mulheres dividem igualmente os cargos diretivos: são 11 mulheres e 11 homens. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário da Transparência Pública de João Pessoa, Lucas Henrique, destacou a importância da ocupação feminina nos cargos de gestão do órgão. “É preciso romper a desigualdade quanto à participação nas estruturas econômicas, nas atividades produtivas e no acesso a recursos. A igualdade de gênero e a equivalência social entre os vários gêneros fazem parte da nossa rotina de trabalho”, ressaltou.

Além disso, na Setramp, as mulheres dominam o topo do organograma, como na chefia de gabinete e diretoria de atendimento em Ouvidoria. Para a chefe de gabinete, Carolina Barbosa, representar a força feminina na administração pública é quebrar barreiras. “Poder trabalhar num ambiente de igual para igual com nossos colegas homens é uma conquista para acabar com todas as formas de discriminação e assim garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança”, destacou.

Igualdade de gênero – É um conceito que se refere ao igual usufruto de direitos, oportunidades e recursos, independente do gênero. Não significa que mulheres, homens, meninas ou meninos são iguais, mas que o gênero não pode ser um fator limitante em suas vidas.

Equidade de gênero – É considerada parte do processo para que alcancemos a igualdade. Refere-se à justa distribuição de benefícios ou de responsabilidades entre homens e mulheres, de acordo com suas diferenças e respectivas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *