Notícias urgentes

IFPB terá a primeira mulher reitora da instituição a partir de segunda

A professora Mary Roberta Meira Marinho foi oficialmente nomeada reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), após publicação do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira. Mary Roberta foi eleita com mais de 92% dos votos válidos em eleição interna e teve a indicação reconhecida pelo presidente Jair Bolsonaro, que assina a nomeação. A partir da próxima segunda-feira, quando assumirá, a reitora será a primeira mulher a ocupar o cargo. (via jornal A União)

Em nota divulgada pela instituição, Mary Roberta destacou que a transição entre as gestões já vem sendo feita e ressaltou a democracia por ter a votação do IFPB, com o entendimento do corpo docente e discente respeitados.

“A professora Mary Roberta afirmou que recebeu a nomeação com muita alegria e considera a nomeação a vitória da democracia. Disse ainda que se sente feliz em ter sido eleita a primeira mulher Reitora do IFPB. Para ela, o momento é de tranquilizar a comunidade nesta passagem, pois as atividades de transição já estão sendo desenvolvidas e toda a sua equipe já está formada”, declarou o IFPB em nota.

Com participação na reunião do Colégio de Dirigentes, realizada nesta terça-feira, Mary Roberta anunciou os integrantes da equipe. O professor Nicácio Lopes, atual reitor, seguirá na gestão ocupando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação seguirá com a professora Silvana Costa à frente; o engenheiro José Albino Nunes ocupará a Pró-Reitoria de Administração e Finanças; a pedagoga Rivânia Sousa irá para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; por fim,  o professor Neilor Cesar dos Santos ocupará a Pró-Reitoria de Ensino.

A expectativa para o plano de gestão de Mary Roberta é de maiores investimentos e incentivos na educação superior em um processo de interiorização do ensino, além de destacar a continuidade no investimento e cuidado com a infraestrutura dando continuidade à dotação dos campi de restaurantes, ginásios poliesportivos e bibliotecas.

Para o ensino, a nova reitora pretende consolidar as diretrizes para o fortalecimento do ensino médio integrado, através da aplicação das diretrizes indutoras, e também investir na qualidade do ensino, com previsão de atuar fortemente no acesso, permanência e êxito dos estudantes, através da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e também através do fortalecimento da inovação e internacionalização.

O respeito ao que a comunidade acadêmica determinou também foi destacado pelo reitor Nicácio. “O sentimento de todos é de muito contentamento porque a vontade da comunidade está amparada na publicação do ato de nomeação. Agora, é aguardar o momento da posse, que deverá acontecer a partir de uma convocação ministerial de Brasília. Depois disso, ela dará posse a toda a sua equipe e finalmente haverá a solenidade de transmissão do cargo”, falou a notificação do IFPB.

Matéria assinada por Ana Flávia Nóbrega

Foto: Reprodução/IFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *