GeraisNotícias urgentes

Hospital de Catolé do Rocha realiz mais de 190 consultas, 67 cirurgias e seis partos no final de semana

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, realizou 195 consultas médicas no plantão do final de semana compreendido entre sexta-feira (10) e domingo (12). A unidade também realizou 67 cirurgias eletivas pelo Programa Opera Paraíba, nos dias 10, 11 e 12. No período, o hospital, que também funciona como maternidade, realizou seis partos.

Foram 163 consultas com prescrição de medicamentos, outras 30 simples e duas consultas para pacientes que precisaram permanecer na unidade em observação e cuidados posteriores. O hospital realizou ainda cinco atendimentos de urgência de pessoas vítimas de sinistros de trânsito. Entre a sexta-feira (10) e o domingo (12), foram realizados 197 exames laboratoriais e 66 exames de Raios-X.

O mutirão de cirurgias eletivas pelo Opera Paraíba contemplou pacientes de Brejo do Cruz, Jericó, Lagoa, Teixeira, São José do Brejo do Cruz, São Francisco, Carrapateira, Água Branca, Tavares, Cajazeiras além de Catolé do Rocha. Foram realizadas hernioplastias (tratamento da hérnia), colecistectomia (remoção da vesícula) e histerectomias (remoção do útero). No primeiro dia, foram realizados 24 cirurgias. No segundo dia, mais 26 procedimentos, e no domingo, último dia do mutirão, foram mais 17 procedimentos.

A sra. Francisca Paula, de 49 anos, da cidade de Sousa, fez um histerectmomia e ficou muito satisfeita com o resultado. “Foi tudo de bom. O atendimento, os médicos, as enfermeiras. Em menos de um ano, consegui fazer a minha cirurgia e estou muito agradecida por isso”, disse ela. Ana Cleide de Lima, 42 anos, também de Sousa, fez uma histerectomia total e falou da satisfação de ter resolvido seu problema de saúde. “Estou me sentido muito bem. O tratamento foi excelente. Eu estava esperando há onze meses e graças a Deus consegui fazer minha cirurgia e deu tudo certo”, disse ela.

Maria de Fátima Roque, 63 anos, fez uma histerectomia e disse que acabou seu sofrimento. “Passei os últimos oito meses sofrendo muito e graças ao Opera Paraíba eu pude resolver o meu problema. Estou me sentindo outra Fátima e agradeço toda a assistência recebida aqui”, afirmou ela.

O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, ressaltou o empenho da equipe da unidade para que tudo ocorresse de acordo com o previsto. “Para realizar essas cirurgias do Opera a gente tem todo um preparo prévio e para que tudo dê certo é preciso contar com uma equipe focada e comprometida com o fazer cada vez melhor e isso nós tivemos aqui o tempo todo e a culminância disso foi o sucesso de todos os procedimentos, a satisfação de nossos pacientes e a sensação do dever cumprido”, disse ele, agradecendo à equipe do hospital e aos médicos que realizaram os procedimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *