Notícias urgentes

Governo da Paraíba oferta 240 vagas no Porto que Educa para qualificação profissional

ASecretaria de Educação da Paraíba (SEE-PB), em parceria com o Porto de Cabedelo, está ofertando 240 vagas para cursos oferecidos pelo programa estadual Porto que Educa, que faz parte do projeto Porto Cidade. Os interessados têm até sexta-feira (15) para realizar a matrícula. As inscrições devem ser feitas presencialmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede do Porto Que Educa, situado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, número 98, no Centro de Cabedelo.

O Porto Cidade foi oficialmente lançado pelo governador João Azevêdo no início dessa semana, segunda-feira (11), no Porto de Cabedelo, com foco no desenvolvimento em várias áreas, como saúde, cultura e sustentabilidade. Além do Porto que Educa, o programa engloba iniciativas como o Porto que Cuida, que disponibiliza consultas médicas e exames, e o Porto que Toca, que oferece aulas de instrumentos musicais e outras atividades para a comunidade.

As vagas ofertadas no Porto que Educa são distribuídas entre os cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Espanhol Básico. Essas formações visam atender às demandas do setor portuário, comércio, turismo e pesca. O objetivo é capacitar trabalhadores e moradores de Cabedelo, município situado na Região Metropolitana de João Pessoa.

O secretário de Educação da Paraíba, Roberto Sousa, destacou a relevância desta parceria para o desenvolvimento de ações sociais no Porto de Cabedelo. Para ele, a oferta dos cursos sublinha o compromisso do governador João Azevêdo em oferecer oportunidades de qualificação técnica e profissional da população. “A expectativa é que as aulas comecem na próxima segunda-feira (18). Os cursos são direcionados tanto a jovens em busca de formação profissional quanto à comunidade local interessada em ampliar seus conhecimentos. Tudo isso só evidencia o alinhamento de todos os setores da gestão estadual com o objetivo de aprimorar o futuro dos cidadãos paraibanos”, comentou.

Moradora de Cabedelo, Emilly Sandy, de 24 anos, já garantiu sua inscrição. Atualmente desempregada, a jovem vê no curso de Assistente Administrativo a oportunidade de se formar e conseguir um bom emprego. “Para mim, foi um passo importante a secretaria ofertar esses cursos. Dá para perceber que a procura está sendo grande, porque são cursos que ajudam muito, principalmente pessoas como eu que estão desempregadas e procuram uma profissão. Eu acredito que esse curso vai me ajudar a conseguir uma vaga no mercado e uma renda melhor para eu poder viver bem com a minha família”, conta.

As aulas do ‘Porto que Educa’ serão presenciais, combinando teoria e prática. Para enriquecer o aprendizado, serão utilizados recursos didáticos modernos, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. Os estudantes contarão com a orientação de profissionais experientes em suas respectivas áreas. A implementação e organização dos cursos são realizadas em colaboração com o ParaíbaTEC, um programa do Governo do Estado, sob coordenação da SEE-PB, voltado para a expansão da educação profissional e tecnológica em toda a Paraíba.

Conforme o edital, o resultado das matrículas será divulgado no dia 15 de setembro, até as 23h59, permitindo aos candidatos confirmar sua inscrição nos cursos desejados. Todos os editais relacionados ao programa já foram lançados, desde a contratação de professores até o de matrícula. Atualmente, o programa está na fase de formação dos professores e inscrição dos interessados. Para acessar o edital completo com todas as informações, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *