Gerais

Governo da Paraíba incentiva expansão da cajucultura no Litoral

Como parte das ações que visam o estimulo da cajucultura na Paraíba, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Assistência Técnica e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), tem mobilizado agricultores familiares sobrea importância dessa cultura.


Assim como ocorre na região semiárida, no Litoral paraibano agricultores familiares também aderem ao Programa de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura na Paraíba, a exemplo do município de Curral de Cima.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável da cidade selecionou 20 famílias que vão cultivar caju. Os agricultores atendem ao Edital 02/2023 do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

Nesta semana, as extensionistas sociais Betânia Lima e Ednete Freire participaram de reunião do CMDRS, oportunidade em que a direção do Conselho homologou dos nomes das 20 famílias beneficiárias que, anteriormente, haviam assinado os termos junto à Secretaria Municipal da Agricultura do município para participar do programa. Em Curral de Cima, são atendidos agricultores do Assentamento Jardim e também de outras comunidades.

O Programa de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura na Paraíba é uma ação coordenada pelas Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), da Secretaria da Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Humano. Pelo cronograma de atividades dos órgãos gestores, até o fim de abril as mudas de caju serão distribuídas e implantadas nas áreas de cultivo.

A proposta segue as diretrizes determinadas pelo Governo da Paraíba, no sentido de fortalecer cada vez mais a agricultura familiar com geração de emprego, de renda e de qualidade de vida no campo. O fortalecimento da cajucultura paraibana tem uma boa acolhida por parte dos produtores rurais de todo o estado, e a Empaer, por meio de suas equipes de técnicos nos municípios, procede o assessoramento na seleção dos produtores rurais interessados nessa atividade e o acompanhamento do plantio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *