Política

Governador em exercício destaca resultados positivos da agricultura familiar

O governador em exercício, Lucas Ribeiro, participou nesta terça-feira (18), em Brasília, de uma reunião entre o Consórcio Nordeste e o Fundo Internacional da Agricultura (Fida). O encontro reuniu governadores, secretários e agentes públicos de todos os estados nordestinos para discutir investimentos e financiamentos para políticas públicas direcionadas à agricultura familiar e combate à fome na região.

Na ocasião, Lucas Ribeiro ressaltou os resultados positivos alcançados por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável e de Combate à Pobreza Rural (Procase), uma importante parceria entre o governo da Paraíba e o Fida. O governador destacou que a agricultura familiar no estado tem passado por uma verdadeira transformação graças à iniciativa.

“É gratificante testemunhar os impactos positivos desse projeto na vida das pessoas. Por meio da implementação de novas técnicas, aperfeiçoamento dos sistemas produtivos, capacitação e adoção de novas tecnologias, estamos presenciando um cenário de desenvolvimento e crescimento nas comunidades rurais. Ver as famílias alcançando uma maior estabilidade financeira, segurança alimentar e qualidade de vida é verdadeiramente inspirador”, ressaltou o governador em exercício.

Na última segunda-feira (17), o presidente do Fida e sua comitiva visitaram alguns dos arranjos produtivos apoiados pelo Procase na cidade de Cabaceiras, incluindo a Cooperativa de Criação de Caprinos e Ovinos (Capribov), o assentamento agrário e escola rural na Serra do Monte, e a campanha de documentação de mulheres rurais.

Segurança alimentar – Durante o encontro, também foi anunciado o lançamento do edital do projeto ‘Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste’. A iniciativa, realizada pelo Fida em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), capacitará 250 mil famílias em quatro estados nordestinos, promovendo a adoção de sistemas de produção agropecuária resilientes, a conservação dos recursos hídricos e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

“Esse projeto propõe uma mudança de paradigma, transformando os sistemas produtivos dos agricultores e capacitando-os para aumentar a produção, ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios das mudanças climáticas. Esses sistemas irão melhorar a renda e a segurança alimentar das famílias apoiadas, além de incentivar a permanência das gerações nas áreas rurais”, afirmou Álvaro Lario, presidente do Fida.

Também estiveram presentes na reunião o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário); o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; os governadores Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), que presidiu o Consórcio Nordeste; Raquel Lyra (Pernambuco); Paulo Dantas (Alagoas); Fábio Mitidieri (Sergipe); Carlos Brandão (Maranhão); Elmano de Freitas (Ceará); o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; além de técnicos e diretores do Fida e outros órgãos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *