CulturaNotícias urgentes

Funjope e Embaixada da França firmam parceria e vão realizar workshop sobre audiovisual

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Embaixada da França, vai realizar o workshop ‘Audiovisual – da ideia à comercialização’. As inscrições podem ser feitas de 11 a 15 de julho e o curso, que acontece de 22 a 25 de agosto, no auditório da Funjope, será ministrado pela produtora Clémentine Mourão-Ferreira, chefe do Departamento de Cinema da Embaixada da França no México. As vagas são limitadas.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observou que a Fundação conseguiu construir essa parceria com a Embaixada da França na área do audiovisual e também em outras áreas, a exemplo da literatura, da música e das artes plásticas.

“Estamos começando a desenvolver o trabalho de parceria com a Embaixada pelo audiovisual, até porque já temos um planejamento de internacionalização do nosso cinema. Mas esse trabalho vai ser intensificado nos próximos meses também com as outras linguagens, entre elas, as artes visuais”, destacou.

O curso pretende dar ferramentas e estratégias aos produtores audiovisuais de João Pessoa para que elaborem seus projetos de forma estruturada para apresentação ao mercado nacional e internacional.

O workshop será dividido em dois conteúdos: estratégia de aliança internacional e promoção e comercialização, possibilitando a formação necessária para que os produtores possam adequar seus projetos ao mercado, bem como o desafio de pleitear fontes de financiamento possíveis no âmbito mundial.

A metodologia será a partir de apresentações expositivas, elencando as diferentes fases e ferramentas necessárias para que os projetos alcancem seus objetivos. Além disso, o curso será norteado pela transversalidade e aberto a questionamentos, troca de ideias e cooperação na criação de materiais. Serão apresentados estudos de casos, com a possibilidade da apresentação de seus autores via videochamada.

Curso – Para se inscrever, basta acessar, de 11 a 15 de julho, o link https://forms.gle/QyHvxSfY2Lcs9p1o6. Podem participar maiores de 18 anos, profissionais do audiovisual naturais da Paraíba ou residentes há pelo menos dois anos no Estado, além de realizadores audiovisuais e produtores executivos. Serão quatro dias de aulas, que acontecem das 10h às 12h e das 13h às 14h. A previsão é que o resultado da seleção seja divulgado em 22 de julho.

Sobre Clémentine Mourão-Ferreira – Filha de uma francesa e um português, a produtora foi criada em Paris, mas viveu e trabalhou em Berlim, Lisboa e México. Graduada em Literatura e Teoria do Cinema, trabalhou com nomes como Manoel de Oliveira, Werner Schroeter, Ainda Begic, Xavier Giannoli, Patrice Leconte e, junto a eles, ajudou a desenvolver e financiar mais de 40 longas-metragens.

De 2005 e 2009, atuou como programadora no Festival Internacional de Cinema Indie Lisboa (Portugal). Desde 2007, participa da seleção de projetos a serem apoiados por agências de fomento na França, México, Bolívia e Portugal. Atualmente é analista de roteiro para o CNC (Centre NationalduCinéma et de l’imageAnimée) e Eurimages.

Fundou aso-cle de Bordeaux em 2020 e trabalha com cineastas dispostos a criar mundos autênticos onde prevalecem a poesia, a imaginação e a natureza. Participante do TFL Next – Audience Design Workshop 2020, Alpes Film Lab 2021, EAVE Puentes 2021 e Feature Lab 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *