Notícias urgentes

Funesc festeja hoje Dia do Palhaço em cinco bairros de João Pessoa e Conde

Sábado tem espetáculo? Tem sim, senhor! Sábado tem palhaçada? Tem sim, senhor! E o palhaço o que é…? É motivo de alegria para todos que amam as artes circenses. E neste sábado (10) – Dia do Palhaço – terá vasta programação realizada pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Os espetáculos serão apresentados em cinco bairros das cidades de João Pessoa e Conde.

Conforme o gerente de Circo da Funesc, Josemberg Pereira, a ideia é levar intervenções de palhaçaria e espetáculos para celebrar junto com as comunidades. “Tudo com muita comicidade e diversão”, disse ele. As apresentações acontecerão a partir das 17h, nos bairros do Róger (Comunidade do S), João Paulo II, Manaíra, Colinas do Sul e MItuaçu (esse na cidade de Conde).

O Polo I – na Comunidade do S – terá os palhaços Folikito (Rafael de Paiva), Cocerinha (Jacson Lima), Bambam (Luís Eduardo), Tel Pastel (Cláudio Silva) e Trovoada (Guadalupe Merki). O Polo II contará com o espetáculo do palhaço Espoleta (Kleber Marone): ‘O Circo do Cara de Clown” (Cia. Lua Crescente).

Já o Polo III, terá os palhaços Bobim (Walter Olivério), Coquinho (Pedro Eri), Pipoca (Jonathan Silva), Salsicha (Allan Barros) e Dengoso (Edilson Alves), em Mituaçu, no Conde. O Polo IV – no Colinas do Sul – receberá o espetáculo ‘Chá Revelação’, com as palhaças do grupo Aspalhafatosas: Irla Medeiros, Nyka Barros, Marinalva Rodrigues, Raissa Medeiros, Gigliola Melo e Angélica Lemos. E o Polo V terá a Família Los Iranzi com o espetáculo ‘Brincando de ser brincante’, no bairro de Manaíra.

Atrações:

Folikito / Rafael de Paiva
Personagem interpretado pelo ator e comediante Rafael de Paiva, um palhaço de picadeiro, o personagem surge como resultado das oficinas de circo do Centro Cultural Piollin. Desde 2012 atua nos picadeiros de grades circos itinerantes em turnê pelo Brasil, a exemplo das companhias francesas Le Cirque e Cirque Amar. Também já passou pelos Circo Portugal Internacional, Internacional Circo Kroner e Mirage Circos, do ator Marcos Frota.

Cocerinha / Jacson Lima
O palhaço Cocerinha nasceu em 2006, fruto de desejos artísticos com foco no desenvolvimento de novas perspectivas pessoais e sociais.

Bambam/ Luís Eduardo
Palhaço, artista de rua, produtor, arte-educador e pesquisador. Atua, desde 2011, pelo Projeto Universidade em Ação (PUA), do qual é co-fundador. Faz parte da rede de artistas do Palhaços Sem Fronteiras Brasil e é integrante da Cia Mulinga. Apresenta o espetáculo solo Arara Azul, além de ministrar oficinas de palhaçaria e circo.

Tel Pastel/ Cláudio Silva
Palhaço, animador voluntário em algumas instituições, participou de diversos eventos como o Dia das Crianças da Funesc , Mcdia Feliz, Anima Centro, Bloco Infantil Telpastel e Muriçoquinhas do Miramar.

Trovoada / Guadalupe Merki
Natural da cidade de Esperanza, Santa Fé, Argentina, Guadalupe Merki começou a sua pesquisa em acrobacia aérea em 2009. Já em 2010 mudou-se para o Brasil, onde manteve as atividades em grupos de Piracicaba (SP). Desde 2019, a Palhaça Trovoada integra a Cia TrupeÇando – grupo itinerante que pesquisa a arte de rua. Ela é produtora e atua no espetáculo ‘Perfeitamente Imperfeito”. Em 2020 e 2021 realizou alguns trabalhos audiovisuais com linguagem circense como “Ernestina e Eu” e “Sou lua. Sou quatro, sou UMA!”.

Espoleta / Kleber Marone
Circense, ator, arte-educador, percussionista autodidata, que continua em atividade atuando com sua Cia de Circo e Teatro Lua Crescente, em atividade desde 2005. No ano de 1996 surge seu primeiro palhaço o Bambolino que em seguida foi batizado de Espoleta, personagem que o acompanha até hoje. Irreverente, brincalhão, Espoleta já trabalhou em circos, teatros e festivais regionais e nacionais. Seu espetáculo atual é ‘O circo do Cara de Clown’.

Bobim/Walter Olivério
Walter Olivério Iniciou sua carreira no ano de 2008 fundando a Trupe Arlequin de Circo-Teatro, logo circulou com o espetáculo “Circo Arlequin” por diversas cidades do Brasil. No ano de 2009 estreou com o espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém” do Grupo GECA, fazendo turnês no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro e ganhando o prêmio de ator revelação daquele ano no festival Aldeia Sesc. No ano posterior foi assistente de direção da Paixão de Cristo oficial da cidade de João Pessoa. Também atuou em espetáculos como “Romance Bufo”, “Evoé”, “O pequenino grão de areia”, “Circo Mutuca” e “A Saga de Daluz”. Em 2018, fez sua primeira direção com o espetáculo ‘Guara-Mamo’. No ano de 2022, fez o papel de Jesus na Paixão de Cristo realizada pela Prefeitura de João Pessoa.

Coquinho / Pedro Eri
Palhaço Coquinho atua há 20 anos em circos, praças, ruas e festas em toda a Paraíba. Já trabalhou em edições do Fenart, Centro em Cena, Circuito das Praças etc. Também trabalha como arte educador, ator de teatro, cinema e TV, atuando em espetáculos como ‘O Reino das 7 cores’, ‘Chapeuzinho vermelho’ e ‘A mala do mala’. Também em diversas encenações da ‘Paixão de Cristo’ e filmes como ‘Se esta rua fosse minha’ e ‘Salvaterio’.

Salsicha / Allan Barros
Palhaço e arte-educador, começou suas atividades na cultura como produtor cultural do festival seCas (Semana de cultura e arte de Sumé) em 2007. Em 2009 ingressou no teatro, sendo fundador do grupo teatral Arupemba em Campina Grande/PB. Em 2013 iniciou sua pesquisa na palhaçaria, nascendo assim o palhaço Salsicha, até que em 2017 montou seu primeiro espetáculo solo de palhaço: “TrupeÇando, a trupe de um homem só”, sendo apresentado através do trabalho mambembe. Em 2019 o trabalho se estende para a Cia Trupeçando e atualmente o espetáculo solo ganha uma nova configuração se chamando “A trupe de um homem sol”. Hoje o palhaço Salsicha se apresenta nas mais diversas praças e ruas viajando a bordo da Kombi Beija-flor.

Dengoso / Edilson Alves
Ator de teatro, TV e Cinema, além de diretor, especialista em Arte-educação, gestor e produtor cultural, Edilson Alves também é parecerista em projetos e eventos culturais. Ele é o criador do Palhaço Dengoso. Edilson ainda é coordenador do Núcleo de Teatro Universitário, da UFPB, e ministra oficinas de teatro, arte-educação e palhaçaria.  Atualmente, é vice-presidente da Associação Folia de Rua. A trajetória de Edilson inclui ainda a fundação dos grupos de teatro Agitada Gang, Trupe de Humor da Paraíba e Arretado Produções Artísticas.

Pipoca / Jonathan Silva
Palhaço desde 2015, Jonathan Silva tem sete anos de experiência na área circense, com habilidades em palhaçaria, malabarismos e equilibrismo. Ele realiza oficinas e palestras da Trupe Arlequim e faz trabalhos voluntários em hospitais públicos e ONGs.

Aspalhafatosas
Irla Medeiros, Nyka Barros, Marinalva Rodrigues, Raissa Medeiros, Gigliola Melo e Angélica Lemos formam o grupo Aspalhafatosas e vão apresentar ‘Chá Revelação. É um espetáculo de mulheres palhaças e mães, realizado de maneira completamente colaborativa pelas seis artistas que compõem o coletivo. O trabalho surge de um desejo imenso de discutir a maternidade trazendo sua realidade, sem romantismo, sem glamour; mostrando a maternidade do ponto de vista de quem de fato a vive. Toda a dramaturgia é autoral.

Los Iranzi / ‘Brincando de Ser Brincante’

Com números perpetuados por grandes mestres da palhaçaria, a família Los Iranzi brinca com a arte do circo e da cultura popular e diverte o público! São números de malabares, perna de pau, dança e muita palhaçaria.

Polos das apresentações
POLO I- Comunidade do S no bairro do Roger
POLO II- Rua Natália Luiza dos Santos, Praça da Citex, João Paulo II
POLO III- Quintal Cultural Raízes Negras de Mituaçu/ Conde
POLO IV- Rua Marluce Belmonte Cavalcante, 230, Residencial Colinas de Gramame, bairro Colinas do Sul
POLO V- Residencial Novo São José, na Avenida Dr. João Franca, 905, Manaíra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *