Cultura/Lazer

Festa das Neves é encerrada com shows de Peninha e Vinícius Mendes

A noite deste sábado (5) teve um tom de nostalgia com a apresentação do cantor Peninha, encerrando a programação da Festa das Neves, padroeira da cidade. Ele levou ao palco sucessos conhecidos e o público cantou junto com o artista formando um grande coral. Realizado no Parque Solon de Lucena, o evento, que também comemorou o aniversário de 438 anos de João Pessoa, foi marcado pela tranquilidade.

“Nós ficamos muito contentes com todo o resultado da Festa das Neves, um projeto nosso que deu certo quando deslocamos o evento para o Parque Solon de Lucena, quando refizemos o seu conceito, trazendo uma festa religiosa, popular, com shows de padres cantores, também cantores da música popular brasileira, nacionais e locais, como Caronas do Opala e Tuareg’s”, avaliou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele lembrou que em todas as noites de show, o evento contou com um bom público na Lagoa em uma festa familiar, com muita tranquilidade. “A cada noite, pude constatar pessoalmente crianças brincando, até as que ainda estavam aprendendo a andar foram dar seus primeiros passos no Parque. Isso é realmente maravilhoso para nossa cidade”, observou.

Além disso, conforme o diretor, a Funjope também conciliou as culturas populares, Barca de Santa Marina, Reisado, cordel e a Banda 5 de Agosto. “Foi uma festa completa, de múltiplas perspectivas culturais e, sobretudo, que nos deu balizamento, tranquilidade para outros grandes momentos como a própria Festa das Neves no próximo ano. Isso é muito bom”, constatou.

Segurança – As forças de segurança que atuaram no evento confirmaram que só foram registradas pequenas ocorrências ao longo de 10 dias de comemoração que não comprometeram a segurança da festa.

“A Festa das Neves tem sido um evento muito tranquilo, realmente familiar. Não houve registros de ocorrências de vulto. Temos aqui o policiamento presente todas as noites, tanto o motorizado, a pé, com patrulhas, procurando manter essa sensação de tranquilidade”, declarou o capitão Antônio Moreira, da Polícia Militar. Só na noite deste sábado, foram seis viaturas no policiamento motorizado com 24 policiais, além de 50 homens a pé.

O comandante da operação do Corpo de Bombeiros neste sábado, Major Reyson Timóteo, destacou que não houve grandes emergências, apenas o trabalho de prevenção. “Estivemos aqui todos os dias com o suporte da nossa equipe médica e das viaturas”, disse.

O inspetor Juciano Gomes, da Guarda Civil Metropolitana, destacou que, por ser um sábado, havia um número bem maior de pessoas, muitas crianças no parque, muitas famílias. “Tivemos algumas demandas de crianças perdidas, mas conseguimos sanar”, ressaltou.

Coordenando a equipe da Polícia Civil, Jalmirez da Silva Marques afirmou que o evento foi marcado pela tranquilidade. “Zero ocorrência. Tivemos uma perda de documento no sábado anterior, mas fora isso, tudo tranquilo”, garantiu.

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também não houve atendimento de casos graves. “Tivemos algumas ocorrências com crianças que se machucaram nos parquinhos, mas nada relacionado a briga, violência. Foi bem tranquilo”, declarou o enfermeiro do Samu-JP, Ricardo Leite.

Artistas e público – Convidado para encerrar a Festa das Neves, o cantor Peninha afirmou estar muito feliz por estar em João Pessoa e comemorou por fazer parte desse momento especial. “É uma honra para mim, numa data tão importante, 438 anos, estar com o público aqui festejando o aniversário da cidade. Parabéns, parabéns, parabéns”, festejou.

Vinícius Mendes, que fechou o evento, também estava em festa. “Quero agradecer a toda equipe da Prefeitura de João Pessoa por poder fazer parte desse evento, dessa tradição. É uma responsabilidade muito grande e uma felicidade. Trouxemos muita animação, energia, que é o que eu sempre tento levar no meu show”, comemorou.

Para o público, a festa foi um presente. “Foi muito boa essa semana de festa e hoje estamos aqui para curtir essa noite maravilhosa”, declarou o técnico de manutenção elétrica Edilberto Góes. A funcionária pública Adalgisa Brito de Lima disse que a noite estava muito especial. “Vim prestigiar um artista com mais de 40 anos de sucesso, que traz canções com letras que ficam guardadas na memória a vida toda. É uma oportunidade que eu não poderia perder”, comentou.

Feira do Cordel – A Tenda do Cordel chamou a atenção de muitas pessoas durante a Festa das Neves, um motivo a mais para o cordelista Merlanio Maia comemorar.

“A Tenda foi um espaço muito importante porque é a cultura da Paraíba. E é muito boa essa interação com o público, com a família. As pessoas vêm comprar e nós trouxemos, inclusive, cordel para criança”.

Ele destacou que pessoas de todas as idades compraram cordel. Professores também visitaram o espaço. “Para nós, foi muito gratificante estar aqui, mostrando ao povo essa cultura tão forte e tão linda na escrita e ainda na oralidade, já que fazemos declamação e cantamos”, acrescentou.

Comerciantes – A comerciante Viviane do Livramento Oliveira afirmou que o público participou bastante da festa e não faltou cliente para fazer um lanche. Cachorro-quente, hambúrguer, purê de macaxeira, espetinhos foram apenas algumas das opções da vendedora. “O movimento está bom”, afirmou.

Para Flaviana dos Santos Silva, também comerciante, a última noite foi um sucesso. “Hoje é um dos melhores dias. O movimento começou cedo, as mesas estão cheias. Está muito bom”, festejou.

Trabalho integrado – Realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), a Festa das Neves contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Samu-JP, Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *