Esportes

Exame confirma ruptura do ligamento e do menisco de Neymar; recuperação pode levar 12 meses

O atacante Neymar, 31, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo durante a derrota por 2 a 0 contra o Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, confirmou a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na tarde desta quarta-feira (18). A lesão foi confirmada após a realização de exames clínicos e de imagem, em São Paulo.

“O atacante passará por procedimento cirúrgico, em data ainda a ser definida, para correção das lesões”, diz a nota da CBF, que informa ainda que o departamento médico da seleção brasileira, sob a supervisão de Rodrigo Lasmar, e do Al Hilal, estão em contato permanente e alinhados na recuperação do atleta.

O jogador sentiu a lesão aos 44 minutos do primeiro tempo, após uma disputa de bola com o meia uruguaio De La Cruz. A reação do jogador ao lance –ele teve rotação anormal no joelho quando tentava apoiar o pé no gramado após contato de adversário e deixou o gramado carregado– já indicava a gravidade da lesão. Ele deixou o estádio Centenário, em Montevidéu, com o apoio de muletas.

Em entrevista à Folha antes da confirmação da lesão pela CBF, Júlio Cerca Serrão, coordenador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo), estimou que o prazo para a volta do jogador aos gramados é de, pelo menos, seis meses.

O mais comum, no entanto, é que sejam necessários entre oito e 12 meses até que o astro da seleção retorne ao campo, afirmou o especialista. Confirmado o prazo de até um ano de recuperação, deverá ser o período mais longo que o jogador ficará afastado dos gramados.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lamentou a lesão sofrida pelo astro da seleção brasileira. “O futebol brasileiro e mundial precisa de Neymar bem e recuperado, porque o futebol fica mais alegre quando ele está em campo”, disse Rodrigues.

O jogador do Al Hilal tem sofrido com um longo histórico de lesões nos últimos anos. Considerando a sofrida na derrota para o Uruguai, ele já soma 17 lesões que o tiraram de ação desde 2014.

Só neste ano, ele já havia ficado afastado por cerca de seis meses, tendo desfalcado o PSG entre meados de fevereiro e agosto, depois de ter torcido o tornozelo em partida contra o Lille, pelo campeonato francês.

Ele teve problema parecido na Copa do Mundo do Qatar e não atuou diante da Suíça e Camarões, ainda na fase de grupos. Mesmo quando retornou, nas oitavas de final contra a Coreia do Sul, não estava em condições máximas.

Segundo Serrão, as lesões sofridas pelo atacante decorrem de uma série de fatores, como a forma e velocidade com que ele se movimenta em campo, a estrutura física do jogador e o próprio histórico de contusões. “As 16 lesões antes dessa última vulnerabilizaram ele”.

Com a confirmação da gravidade da lesão no jogo contra o Uruguai, Neymar não poderá atuar nas próximas rodadas das eliminatórias para a Copa. Atual terceira colocada na classificatória sul-americana, a seleção brasileira enfrenta a Colômbia, quinta colocada, no dia 16 de novembro, em Barranquilla, e pega a líder Argentina, de Lionel Messi, no Maracanã.

Pelo Al Hilal, onde fez sua estreia no dia 15 de setembro, a volta deve ocorrer apenas quando o campeonato saudita já estiver perto do fim ou mesmo após o término do torneio. A última rodada está prevista para 27 de maio de 2024.

Após o jogo em Montevidéu e antes da confirmação da extensão da lesão, o jogador fez uma postagem no Instagram. Ele voltou a citar um versículo bíblico que já havia publicado antes da partida. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o senhor determina seus passos”, diz a mensagem do atacante da seleção. Ele ainda acrescentou: “Deus sabe de todas as coisas”.

Folha de S. Paulo

Foto: Vítor Silva/CBF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *