CidadeNotícias urgentes

Evento destaca presenças femininas na vida de José Américo de Almeida

A “Presença Feminina na Linha do Tempo de José Américo de Almeida” é o tema escolhido pela Fundação Casa de José Américo (FCJA) para homenagear o Dia da Mulher. Nesta sexta-feira (10), às 9h, a programação promove uma mesa redonda, apresentação musical e exposição de artesãos, no auditório e hall da instituição localizada na orla do Cabo Branco, em João Pessoa. A data, 10 de março, marca ainda os 43 anos do falecimento do patrono da FCJA.

Pelo menos cinco mulheres foram muito importantes na trajetória de José Américo: Josefa de Almeida Leal (mãe), Júlia Verônica Leal (primeira professora), Anna Alice Almeida (esposa), Selda Mello de Almeida (filha) e Lourdinha Luna (secretária particular). Toda solenidade será comandada por mulheres.

A abertura do evento será feita pela geógrafa, professora e gerente executiva do Museu Casa de José Américo, Janete Lins Rodriguez. Contará ainda com apresentação musical das servidoras e jornalistas Sheila Raposo e Amanda Félix.

A seguir, a mesa-redonda “Presença Feminina na linha do tempo de José Américo”, com a participação de três mulheres.

Sob a coordenação da psicóloga, pesquisadora e escritora Ana Maria Coutinho de Sales, que falará sobre “Presença Feminina na linha de tempo de José Américo”; conta ainda com a professora, escritora e artista plástica Neide Medeiros. Ela vai abordar “Um olhar feminino pela biografia de José Américo”; a professora de jornalismo da UFPB, pesquisadora sobre a temática das mulheres nas mídias e conselheira do Cineclube O Homem de Areia, Sandra Raquew Azevedo, destaca “A relevância social de comemoração do 8 de março na FCJA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *