CulturaCultura/Lazer

Espaço Cultural lança exposição fotográfica com produção coletiva e totalmente paraibana

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, a mostra coletiva que reúne oito fotografias inéditas selecionadas através de edital. As obras são assinadas pelos fotógrafos Aurílio Santos, Caroline Leite, Ianca Sobrinho, Laís Gondinho, Márcio Miranda, Rafael Passos, Vanessa Pessoa, Kécia Andrade & Diógenes Mendonça.

Os registros fotográficos, expostos em formato de grandes painéis, ficarão disponíveis para visitação no Território Parahyba de Arte, localizado no entorno do Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. Esta é a terceira exposição que o local – criado em 2015 – recebe.

Por estarem situadas em uma área de grande circulação do Espaço Cultural, as obras podem ser contempladas de domingo a domingo, das 7h às 22h.

A curadoria da terceira exposição do Território Parahyba de Arte é da historiadora de arte e curadora, Rita de Cássia do Monte Lima.

Sobre as obras

Na fotografia de Vanessa Pessoa, pés tímidos e dançantes se conectam de forma misteriosa com a terra indígena. Já os pés descalços representados por Rafael Passos, transmitem sabedoria e carregam movimentos que ressoam na terra seca.
Num processo colaborativo, Kécia Andrade & Diógenes Mendonça capturam caboclos fantasiados com máscaras enigmáticas.

A convergência de movimento e postura se desdobra de maneira distinta nos trabalhos que representam dois meninos. Um adormecido com braços e pernas encolhidas na fotografia de Aurílio Santos, e o outro que dá uma cambalhota contra o mar e parece desafiar as leis da gravidade, movimento congelado pela câmera de Laís Gondinho.

Já Márcio Miranda contempla a imagem de um barco com a inscrição “São Pedro VI”, uma homenagem ao Santo padroeiro dos pescadores. A fotografia de Caroline Leite retrata, de forma monocromática, uma comunidade absorta no seu cotidiano. Enquanto isso, Ianca Sobrinho retrata o semblante de um homem que deixa a água escorrer sobre seu rosto.

Serviço:
Exposição Fotográfica em Grandes Formatos
Abertura: 14 de setembro de 2023
Local: Território Parahyba de Arte – Espaço Cultural da Paraíba, João Pessoa
Horário: 7h às 22h, todos os dias da semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *