CulturaNotícias urgentes

Escritor Marcus Alves recebe título de cidadão pessoense

O sociólogo, escritor, jornalista e diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, vai receber o título de cidadão pessoense. A solenidade será no dia 17 de maio, às 14h30, no Plenário Senador Humberto Lucena, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e acontece também remotamente. A honraria foi concedida ‘em reconhecimento ao extraordinário valor e pelos seus relevantes e inestimáveis serviços prestados à cidade de João Pessoa’, numa propositura dos vereadores Zezinho Botafogo e Bruno Farias, aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Filho do município de Itabaiana, ele teve reconhecido o trabalho que vem realizando pela cultura, arte e literatura na Capital paraibana. O título de cidadão pessoense concedido a Antônio Marcus Alves de Souza foi outorgado pelo Decreto Legislativo nº 1506, de 16 de dezembro de 2021.

“Estou muito feliz por esse reconhecimento público ao nosso trabalho e eu partilho esse reconhecimento à minha equipe da Funjope. Nós conseguimos montar um trabalho centrado num projeto coletivo, com todo mundo empenhado e estimulado a dar o seu melhor pela cultura e pelas artes de João Pessoa. Desde já agradeço a todos os vereadores, em especial a Zezinho Botafogo e Bruno Farias pelo acolhimento e pela homenagem que estão fazendo”, declara Marcus Alves.

O vereador Bruno Farias afirma que Marcus Alves é um dos principais nomes da academia e da cultura de João Pessoa. Além do homem público, que foi secretário de comunicação do município e atualmente é diretor executivo da Funjope, ele observa que Marcus se destaca por sua obra literária muito densa, pelo apoio aos movimentos culturais de vanguarda na cidade, como o Pôr do Sol Literário, com o Grupo Sol das Letras.

Como gestor, conforme o vereador, Marcus Alves tem papel fundamental na preservação de cultura raiz, no apoio a diversos movimentos e linguagens da arte e da cultura da cidade, desde a produção audiovisual, passando pelas tradições folclóricas, históricas, pela preservação do centro histórico, pela retomada de investimentos no Carnaval tradição e no São João, pelo apoio ao hip hop e às culturas mais urbanas, pela atenção com os escritores, com as artes plásticas, por todas as formas de expressão cultural que têm nele um grande incentivador e realizador.

“Através de sua iniciativa administrativa, tem abraçado essas distintas linguagens da expressão cultural. Foi através de sua ação que nós tivemos a criação da Companhia de Dança na cidade de João Pessoa, foi por sua ação que os artistas de João Pessoa tiveram, através de recursos próprios da Prefeitura, num momento de grave crise no auge da pandemia, o apoio do poder público”, ressalta.

Também foi durante a gestão de Marcus Alves que foram retomados projetos de arte e culturas, além do resgate do Folia de Rua. Ele ressalta que foi através dessa ação vigorosa que a cidade voltou a pulsar em todas as suas diversidades culturais. E, através de sua sensibilidade, a Funjope vem abraçando causas sociais e de inclusão que são reconhecidas por toda a cidade.

“É o caso do projeto Tardezinha Inclusiva que faz um trabalho excepcional junto às famílias que têm pessoas com espectro autista, síndrome de Down ou alguma deficiência cognitiva. Então, para além da vigorosa ação cultural, ele tem esse olhar de sensibilidade humana e, em razão de todo esse conjunto, além de ser um ser humano excepcional, um grande pai, um grande esposo, um amigo que sempre está disposto a estender as mãos para as pessoas, em razão de tudo isso, ele é mais do que merecedor do título de cidadão pessoense”, ressalta.

O vereador Zezinho Botafogo ressalta que Marcus Alves tem uma identidade muito forte com a história da cidade de João Pessoa, principalmente com a literatura e a cultura. “É difícil pensar em cultura e não pensar nele, que tem uma história de vida dedicada a esse segmento. Todos nós que conhecemos e convivemos um pouquinho ou tivemos o prazer de dialogar com ele por alguns minutos, entendemos que ele é essencial na nossa cultura, na literatura”, diz.

Historicamente, segundo o vereador, Marcus Alves tem serviços prestados a tudo isso, principalmente, quando se trata da cidade de João Pessoa. “Por isso, acho que ele é merecedor de todas as homenagens em vida”, afirma.

Botafogo diz que tem muitos critérios quando vai conceder honrarias na Câmara Municipal de João Pessoa e que, ao longo de sua trajetória na vida pública, tem apresentado poucos decretos de homenagens e escolhendo a dedo a quem conceder. “Sem sombra de dúvidas, nós temos tido um cuidado. Estou, há 23 anos, envolvido com a política, com mandato, com esse compromisso de fazer honrarias, mas com muito critério. Marcus Alves merece essa homenagem”, completa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *