Cultura/LazerNotícias urgentes

Escola Técnica Estadual de Artes homenageia Juca Pontes com “Escadaria Poética”

Em uma ação pedagógica inovadora, a Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes construiu a “Escadaria Poética – Juca Pontes”, combinando arte urbana com a literatura do escritor, jornalista e poeta paraibano. A iniciativa surgiu após uma aula de Arte, quando um aluno, inspirado pela Escadaria Selarón do Rio de Janeiro, expressou o desejo de ver algo similar na instituição. O projeto também se alinhou com reflexões sobre a importância da autointervenção antes de promover mudanças na comunidade. O poeta ainda será homenageado no dia 10 de novembro, com grande festa na escola, que contará com a presença de autoridades.

O professor Dinho Zâmbia, com 30 anos de experiência na educação, sempre buscou adaptar seus métodos pedagógicos para atender às necessidades e inspirações dos alunos. Durante uma aula do componente curricular Intervenção Comunitária, uma questão levantada por um estudante levou toda a classe a refletir sobre o papel da escola na comunidade e a importância da autointervenção. Este questionamento proporcionou o espaço necessário para a emergência da ideia da escadaria.

Conscientes da necessidade de aproximar os estudantes da história e cultura local, professores e alunos decidiram homenagear Juca Pontes, literato significativo para a Paraíba. A professora de Literatura, Camila Virgulino, colaborou selecionando poemas de Juca que foram integrados artisticamente na escada. A interdisciplinaridade do projeto foi evidenciada quando os alunos aplicaram conceitos matemáticos para definir proporções, medidas e a utilização otimizada de materiais doados.

A escadaria não é apenas um meio físico de ligar dois pontos, mas também um convite à reflexão e apreciação artística. Com fontes manuscritas ascendentes, os visitantes são incentivados a “olhar para cima” enquanto leem. A paleta de cores vibrantes da escadaria, inspirada no trabalho de Georges Selerón, convida a uma imersão cultural, rememorando a caminhada da Lapa até Santa Tereza no Rio.

A homenagem se estende para além dos limites físicos da escola. A Escadaria Poética se tornará um marco nas celebrações de 10 de novembro, dia do aniversário de Juca Pontes. Um momento de união, celebração e reconhecimento do poder da arte e educação na formação de indivíduos conscientes e engajados com sua comunidade.

A iniciativa da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes ressalta a importância de iniciativas educacionais que reconhecem e valorizam a cultura local, ao mesmo tempo em que proporcionam aos alunos oportunidades únicas de aprendizado prático e colaborativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *