Notícias urgentes

Emlur e MPPB iniciam trabalho para implementar coleta seletiva em condomínios

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) estão unidos para implementar a coleta seletiva de resíduos nos condomínios residenciais de João Pessoa. O objetivo é fazer cumprir a Lei Estadual de número 10.041/2013, que determina a coleta seletiva de resíduos em todas as edificações residenciais com mais de três pavimentos.

A Emlur fez uma reunião com empresas administradoras de condomínios para contribuir no trabalho educacional e de multiplicação de conhecimento com os síndicos. “Queremos começar nos grandes condomínios para depois alcançar todas as unidades habitacionais. No final de semana, lançamos a ideia durante um curso de capacitação de síndicos profissionais, alcançando em torno de 80 pessoas”, afirma o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

Ele explica que quem vai sinalizar os primeiros residenciais a receber a coleta seletiva serão as administradoras de condomínios, conforme a adesão. “Faremos novas reuniões para apresentar essa política de resíduos sólidos. Quando houver a adesão, nossa equipe de educadores ambientais estará nos condomínios para contribuir com a implantação do sistema de reciclagem”, explicou.

O promotor do MPPB, José Farias, destaca que os condomínios residenciais são grandes geradores de resíduos, os quais poderiam estar sendo reciclados. “Precisamos ampliar a coleta seletiva em João Pessoa. Além da questão ambiental, isto vai fortalecer as associações de catadores da Capital, o que será possível com o acesso a uma maior quantidade de resíduos recicláveis”, destacou.

Cronograma – O diretor de Limpeza Urbana da Emlur, Clovis Correia, explica que o cronograma de bairros atendidos pela coleta seletiva vai ser construído em conjunto com os administradores de condomínios. “Teremos dois tipos de coleta em João Pessoa: a dos rejeitos, que será feita em um dia, e a dos resíduos recicláveis, que ocorrerá em outro dia”.

A coleta será feita também pelos caminhões compactadores, contudo, serão veículos distintos, com identificação visual diferenciada. “Enquanto os rejeitos e resíduos orgânicos serão levados para o aterro sanitário, os recicláveis serão encaminhados aos galpões de coleta seletiva”, segundo Ricardo Veloso.

Coleta seletiva – A coleta seletiva de materiais recicláveis de João Pessoa corresponde a 1,41% do total de resíduos recolhidos nos domicílios pela Emlur, segundo dados do ano de 2021. Contudo, considerando a informalidade da atividade, os números poder ser bem maiores. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), no Nordeste, a média de reciclagem é de 1,48%. De acordo com Ricardo Veloso, o crescimento do índice vai depender da adesão dos moradores dos residenciais.

A Emlur apoia três associações de catadores: Astramare (Roger, Treze de Maio e Aterro Sanitário), Ascare (Bessa e Cabo Branco) e Acordo Verde (Mangabeira). Ao todo, são aproximadamente 240 catadores. O material coletado por eles é vendido às indústrias para reutilização na fabricação de novos produtos.

Os bairros atendidos atualmente pela coleta seletiva são: Mangabeira, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo, Colibris, Bancários, Jardim Oceania, Bessa, Aeroclube, Cabo Branco, Tambaú, Bairro dos Estados, Pedro Gondim e Treze de Maio. O objetivo é expandir para toda a cidade.

Como reciclar – Todo indivíduo pode contribuir para a política municipal de resíduos sólidos, na sua residência. É importante separar os resíduos em dois recipientes: um para resíduos secos (metais, vidro, papel e plástico), os quais devem ser higienizados antes do descarte, e outro para resíduos orgânicos (casca de frutas, restos de alimentos e resíduos de poda de árvores).

Os rejeitos (como papel higiênico, guardanapo, papel toalha, absorvente e fralda descartável) não são recicláveis. Devem ser descartados na coleta de resíduos domiciliares, assim como os orgânicos.

No caso dos condomínios, os contêineres de coleta domiciliar deverão ser devidamente identificados conforme o tipo de resíduo acondicionado. A cor verde é para os recicláveis (resíduos secos) e a cor cinza para os resíduos orgânicos. Os rejeitos devem ser descartados em outro contentor. Apenas os recicláveis serão recolhidos pela coleta seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *