ECONOMIA: Cervejaria artesanal: setor movimenta R$ 100 bilhões por ano e lei facilita instalação de empreendimentos em João Pessoa

Em apenas dois anos, a Paraíba triplicou o número de cervejas artesanais, atualmente nove marcas que desenvolvem o produto são registrada. Mas, o número ainda é baixo e, com o objetivo de valorizar a produção na capital paraibana, o vereador de João Pessoa, Thiago Lucena (PMN), apresentou projeto que foi transformado na lei nº 713/2018 que autoriza a instalação de microcervejarias produtoras de cervejas artesanais brewpubs e outros.

Já são muitas as opções para se tomar uma cerveja artesanal em JP

O setor corresponde por aproximadamente 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, movimentando R$ 100 bilhões por ano e gerando 2,7 milhões de empregos. A norma pretende expandir a iniciativa privada de forma limpa, sustentável, que não gere impactos negativos ambientais, urbanísticos e sociais no Município de João Pessoa.


É considerada ‘cerveja artesanal’ aquela que seja fabricada de maneira artesanal em microcervejarias artesanais, bares cervejeiros, brewpubs e restaurantes que produzam e comercializem suas próprias cervejas de forma artesanal.

A cerveja artesanal tem sido populariza e cada vez mais, pessoas buscam o produto, o vereador vê no projeto de lei, uma forma de estimular o turismo. “A lei não só incentiva a iniciativa privada na capital paraibana, como também estimula o turismo, comércio e a cultura cervejeira”, explicou.

Assessoria