Política

Diretora da ELEGIS PB é eleita Secretária Geral da ABEL

A Professora Maria Helena Toscano, diretora da Escola do Legislativo da Paraíba (ELEGIS PB), mantida pela Assembleia Legislativa do estado, foi eleita Secretária Geral da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) para o biênio 2023-2025. A eleição ocorreu durante o XXXVII Encontro da ABEL, realizado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, na última sexta-feira, dia 16 de junho.

Essa será a quinta vez que Maria Helena ocupará o cargo de Secretária Geral da Associação. Além disso, ela também desempenhou funções de Vice-Presidente e Coordenadora Regional – Nordeste. A diretora expressou seu agradecimento pelo apoio e suporte recebidos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, especialmente do presidente, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos).

Para Maria Helena, assumir a Secretaria Geral da ABEL é motivo de grande alegria, pois a Escola do Legislativo da Paraíba terá participação ativa em importantes decisões que impactarão outras escolas do país. Ela ressaltou que representar o Poder Legislativo Paraibano e fazer parte da Diretoria da ABEL são privilégios que têm sido abraçados com devoção e dedicação ao trabalho. A professora enfatizou os projetos e ações realizados pela ELEGIS, que têm elevado a escola ao âmbito nacional.

Juntamente com Maria Helena, foi eleito também o novo Presidente da ABEL, Roberto Lamari, procurador legislativo da Câmara e diretor da Escola de Itapevi – SP. A nova diretoria da Associação enfrentará o desafio de caminhar pela primeira vez sem Florian Madrugada, que foi presidente durante 20 anos e deixou um legado profundo em seu mandato.

Maria Helena fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido por Florian, expressando profunda gratidão pelo apoio que ele ofereceu à Escola do Legislativo da Paraíba ao longo dos 20 anos em que presidiu a ABEL. Ela ressaltou que a responsabilidade da nova diretoria será ainda maior, uma vez que, ao contrário de 20 anos atrás, quando a ABEL foi fundada, agora são mais de 350 escolas associadas ao projeto, que luta pela promoção da educação política, formação e capacitação de excelência para servidores, além de cuidar da relação entre o poder legislativo e o público em geral.

As escolas do legislativo foram estabelecidas pela Constituição de 1988 com o objetivo de capacitar servidores para que se tornem profissionais mais qualificados e possam atender não apenas os eleitos, mas também os cidadãos que procuram as Casas Legislativas em busca de soluções para suas comunidades.

Conheça a nova diretoria:

Biênio 2023 – 2025

PRESIDENTE

Roberto Lamari (Câmara de Itapevi-SP)

Vice-Presidentes

Cássia Almeida (Câmara de Maria da Fé-MG)
Perroneo Tojal (TCE-AL)
Marlene Fengler (ALSC)

Secretária-Geral
Maria Helena Toscano (ALPB)

Diretor Superintendente
Nilson Rebello (DF)

Relações Institucionais
João Maria de Lima (ALRN)

Diretores Regionais
Norte: Gabriela Silva (Câmara de Marabá-PA)
Nordeste:  Ticiana (Câmara de Fortaleza-CE)
Centro-Oeste:  Marco Antônio (ALGO)
Sudeste: Ruth Schmitz (ALMG)
Sul: Ricardo Simas (Câmara de Uruguaiana-RS)

Conselho Fiscal
Marlene Figueira (ALMS) – Presidente
Leandro Morais (Câmara de Pouso Alegre-MG)
Adalberto (Câmara de Taboão da Serra – SP)

Suplentes
José Humberto Moura Cavalcante (Recife-PE)
Jander Laismar (ALAM)
José Osmar (ALPI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *