CidadeÚltimas notícias

‘Dia D’ de Multivacinação para crianças e adolescentes será neste sábado

Ampliar as coberturas vacinais e reduzir os riscos de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por meio da imunização. Esse é o principal objetivo do alerta e chamamento para o ‘Dia D’ de Multivacinação, que acontece neste próximo sábado (7), em diversos serviços da rede municipal, além de pontos móveis criados estrategicamente para ampliar e garantir a assistência.

A campanha é voltada para crianças e adolescentes que estão com o esquema vacinal incompleto. “A assistência preventiva é uma marca importante dessa gestão, principalmente quando o assunto é vacinação, que teve grande protagonismo no período crítico na pandemia e em outros cenários epidemiológico”, destacou Luís Ferreira, Secretário de Saúde de João Pessoa. “Peço e alerto que os pais e responsáveis não descansem ou relaxem com esse cuidado, que seja contínuo para que esse grupo esteja bem protegido”, completou o gestor.

Na capital pessoense, a mobilização preventiva com vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde da família (USFs), Centro Municipal de Imunização e Policlínicas Municipais, no período das 8h às 12h. Já os pontos móveis localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, atenderá ao público no período das 12h às 21h.

Na ação Saúde + Perto, que será promovido na Escola Municipal Índio Piragibe, localizado na rua Beatriz Maria de Oliveira, no bairro Mangabeira, a vacinação acontecerá das 8h às 16h. “Durante toda ação a vacinação além do público alvo, estaremos fornecendo e atendendo de forma integral toda população, com todas as vacinas que são contempladas no Programa Nacional de Imunização. Precisamos e pedimos que haja com conscientização coletiva para a prevenção”, disse Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

A campanha de multivacinação, que segue até o dia 14 de outubro, envolve todas as vacinas básicas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como a BCG, Rotavírus Humano, Meningo C, Pentavalente (DTP/Hib/HB), Pneumocócica, Poliomielite Inativada, Poliomielite Oral, Hepatite A, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana, Febre Amarela, HPV, Meningo ACWY, Influenza e Covid-19. As cadernetas devem ser atualizadas de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais para vacinação em João Pessoa neste sábado – ‘Dia D’ (7):

– Unidades de Saúde da Família (USF)

Todas as Unidades de Saúde da Família

Exceto: as USFs Alto do Matheus II, Novais VI, Água Fria e Jardim Planalto.

Horário: 8h às 12h.

– Policlínicas Municipais

Horário: 8h às 12h.

– Centro Municipal de Imunização (CMI)

Horário: 8h às 12h.

– Home Center Ferreira Costa (BR-230)

Horário: 12h às 21h

– Shopping Sul (Rua Bancário Sérgio Guerra, 900 – Bancários)

Horário: 12h às 21h

– Ação Saúde + Perto – Escola Municipal Índio Piragibe, localizado na rua Beatriz Maria de Oliveira, no bairro Mangabeira.

Horário: 8h às 16h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *