Últimas notícias

Dia D contra poliomielite e de multivacinação terá postos abertos até 16h em JP

Mais uma oportunidade para pais ou responsáveis por crianças e adolescentes atualizarem a carteira de vacinação deste público. Neste sábado (17), a Prefeitura de João Pessoa promove mais uma ação preventiva contra a paralisia infantil e de multivacinação. O ‘Dia D’ oferta os imunizantes em diversas salas de vacinas que funcionam nas unidades de saúde da família (USF), no Centro Municipal de Imunização (CMI), nas Policlínicas Municipais (com exceção da Policlínica de Mangabeira) e no Mangabeira Shopping. Os postos estarão abertos das 8h às 16h.

Neste ‘Dia D’ de mobilização, todas as vacinas que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) estarão disponíveis. Para participar da campanha, basta comparecer a um dos pontos de vacinação portando documento de identidade com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação. A vacina da Pólio é direcionada para crianças menores de 5 anos de idade e a multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

“É muito importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos e não deixem de levar também o cartão de vacinação para avaliação”, lembrou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura. “Estamos num momento importante de alerta para prevenção contra doenças, principalmente a que causa a paralisia infantil. Muitas décadas, a Pólio deixou de ser um problema graças à ciência e a vacinação massiva. Infelizmente, temos observado os índices atuais de vacinação baixos, o que tem nos preocupado significativamente”, completou.

Além da vacinação para crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também estará ofertando, nos mesmos pontos, as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza para crianças e adultos sem necessidade de agendamento.

Esquema vacinal – No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública, as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.

Dados – Em João Pessoa, apenas 33,57% das crianças entre 1 ano a menores de 5 anos tomaram as doses do imunizante que previne contra a Pólio. A meta é imunizar aproximadamente 42 mil crianças.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo MS é de 95%.

SUS – A rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e do Programa Nacional de Imunização (PNI). São elas: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral. Além disso, estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza.

Confira os pontos de vacinação neste sábado (17) – ‘Dia D’

– Centro Municipal de Imunização (CMI) – das 8h às 12h
-Policlínicas Municipais – das 8h às 12h (exceto a Policlínica de Mangabeira)
– Mangabeira Shopping – das 8h às 16h
– Unidades de Saúde da Família (USF) – das 8h às 16h

Unidades de Saúde da Família que funcionarão APENAS das 8h às 12h
– USF Penha
– USF São Rafael
– USF Água Fria
– USF Torre 1
– USF Castelo Branco 1
– USF Padre Hildon
– USF Tito Silva
– USF Timbó 1 e 2
– USF Eucaliptos

Unidades de Saúde da Família que NÃO estarão funcionando:
– USF Vieira Diniz
– USF Novais VI
– USF Mangabeira Integrada
– USF Ilha do Bispo
– USF Viver Bem
– USF Mandacaru VIII

Secom-JP
Foto: Kleide Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *