PolíticaÚltimas notícias

Dependências da CMJP foram arrombadas antes da escolha da Mesa Diretora

Houve de tudo na eleição para Mesa Diretora da Câmara Municipal, inclusive Boletim de Ocorrência depois que a sala onde supostamente estavam  os registros das chapas foi arrombada no silêncio da noite. Os meliantes desligarem o sistema elétrico da Casa de Napoleão Laureano, mostrando que conheciam onde pisavam e, mais ainda, o que procuravam.

Dependências da CMJP foram arrombadas no feriado

A disputa comprova até onde vai a ousadia de certos contraventores, investidos em mandatos eletivos e que, aos poucos e estrategicamente estão assumindo postos de destaques na estrutura social, conquistando e manipulando cargos decisivos na máquina pública hoje quase atrelada as roletas e aos pules.

Por pouco um golpe que pretendia mudar o resultado da eleição, para os dois biênios da Câmara Municipal, não se consumou já que os larápios contratados para arrombar as dependências da Câmara a mando de uma onça pintada, felino grande da contravenção, foram surpreendidos pela esperteza e prudência de uma raposa felpuda que trocou o lugar das chapas, prevendo a ousadia dos malandros noturnos.

Durval previu a malandragem e trocou de sala

Macaco velho, conhecedor dos instintos primários de certos contraventores, Durval, o grande condutor do processo eleitoral que garantiu Dinho e Bruno na presidência, mostrou a onça que o pulo do gato não foi nem nunca será ensinado para todos, enquanto a esperteza andar de banca em banca.

Manobra de Mikika falha e Bruno Farias é eleito presidente da CMJP

Apesar das tentativas de Mikika Leitão (MDB) de impedir a realização da votação da mesa diretora, os parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) elegeram nesta sexta-feira (1), o vereador Bruno Farias (Cidadania) para presidir a Casa Legislativa durante o segundo biênio (2022/2024). Mikika havia entrado na manhã de hoje com mandado de segurança na Justiça para impedir que a eleição fosse realizada.

Bruno obteve o voto dos 23 vereadores. Quatro vereadores estavam ausentes. O vereador Carlão foi eleito 1º vice-presidente.

Veja chapa
1º vice-presidente é Carlão

2º vice-presidente é Bosquinho

1º secretário é Marcílio

2º secretário é Odon Bezerra

3º secretário é Zezinho Botafogo

Primeiro biênio
Durante o primeiro biênio (2021/2022), quem presidirá a Casa será o vereador Dinho, que foi eleito por unanimidade, com voto dos 27 parlamentares da CMJP. A vereadora Eliza Virginia (PP) foi eleita 1ª vice-presidente.

Cícero Lucena afirma que João Pessoa tem pressa e trabalho já começou

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, tomou posse junto ao vice Leo Bezerra, nesta sexta-feira (1), em solenidade realizada seguindo diversos protocolos sanitários, devido a Pandemia da COVID-19, no Plenário da Câmara Municipal.

Em seu pronunciamento, Cícero declarou que o momento é único na história e pediu o empenho dos vereadores e o auxílio dos pessoenses para que ele possa fazer o “melhor governo” de sua vida. “O momento é de união, de salvar vidas, de salvar empregos. Conto com todos vocês para construirmos um futuro melhor para a nossa cidade. Entrego hoje, a cada um de vocês, o meu trabalho, minha experiência e minha vontade de fazer o melhor governo da minha vida!”, destacou.

Cícero no juramento de prefeito

Numa fala cheia de emoção, o novo prefeito fez questão de enaltecer a necessidade da união de esforços para que toda João Pessoa seja beneficiada e cuidada. “Estamos na travessia de uma tempestade. A pandemia do coronavírus é o maior desafio de nossa geração. Nós trabalharemos de sol a sol, nos próximos 1.460 dias, para manter e criar novos empregos e promover esperança para nossa gente”, enfatizou.

Ele registrou o apoio incondicional da família nos momentos mais difíceis. À esposa Lauremília, aos filhos Mersinho, Matheus e Janine, e aos netos Laura, Davi, João, Pedro e Maria disse que não teria superado os problemas e atingido o objetivo sem as suas presenças.

Também agradeceu aos deputados estaduais, lideranças políticas e a bancada paraibana no Congresso Nacional. Fez questão de registrar o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro, dirigentes do seu partido. Ainda aos militantes, candidatos, vereadores, presidentes de todos os partidos que apoiaram sua candidatura.

Ao governador João Azevedo, agradeceu por acreditar, desde o início, no projeto de construção de uma João Pessoa mais humana e eficiente. Também lembrou contar com a relação de convergência administrativa na missão de conduzir a cidade. Cícero Lucena reafirmou que a disposição de relação respeitosa e harmoniosa com a Câmara Municipal é inegociável. Aos vereadores, disse “eu preciso da ajuda de todos vocês. Para cuidar de João Pessoa eu preciso dos vereadores, que estão no dia a dia das comunidades, que escutam as demandas da população e terão do nosso governo: atenção, entendimento e respeito”.

Cícero mandando Cartaxo para casa

Prefeito pelo terceiro mandato, Cícero afirmou que assumiu a prefeitura para cuidar das pessoas e de toda João Pessoa, e decretou o fim das divisões políticas. “O que assinamos aqui é um ‘Pacto com a Governança’, com os resultados e com a qualidade de vida das pessoas. Daqui, revestido pela soberania do voto popular, proclamo: João Pessoa é de todos e será para todos! A partir de hoje sou prefeito de todos”, reforçou.

Cícero Lucena afirmou aos presentes que volta ao Poder Executivo pessoense “no tempo de Deus perante esta Casa e diante deste povo com a mesma humildade que me fez companhia por todos esses anos”. Também fez questão de anunciar algumas ações que já serão iniciadas neste sábado, por entender que a cidade não pode esperar. “João Pessoa precisa de cuidado. Eu sei como fazer e eu quero fazer! João Pessoa tem pressa”, enfatizou.

O prefeito ouviu do presidente da Câmara Municipal, Dinho, um agradecimento especial pela relação harmônica entre os poderes e a capacidade de diálogo do novo prefeito para construção de caminhos para a cidade. Eleito ontem, para o biênio 2021-2022, Dinho também destacou a capacidade e o brilhantismo de Leo Bezerra, que foi vereador até ontem, e agora se torna o vice-prefeito de todos os pessoenses. “É uma honra poder dar posse a Cícero e Leo, que vão garantir o diálogo pelo bem de toda a cidade. O povo de João Pessoa só tem a ganhar”, descreveu.

Saúde – Diante da pandemia mundial, que trata como principal desafio da humanidade atual, Cícero Lucena anunciou a criação dos comitês de enfrentamento da Covid-19 com a participação da sociedade organizada, médicos, sanitaristas e técnicos. “Nossas decisões serão sempre ouvindo a ciência em defesa da vida e da preservação dos empregos”, explicou.

Cícero Lucena também afirmou que vai cuidar para que a Saúde Pública seja eficiente e humanizada, zerando as filas de exames e cirurgias, garantindo a volta da entrega do remédio em casa e o atendimento com telemedicina. Na rede hospitalar, citou a requalificação do Santa Isabel como referência em cirurgias cardíacas e hemodiálise e a criação do Programa Saúde da Mulher. Para devolver a cobertura de 100% da saúde básica, vai acabar com as chamadas áreas descobertas dos PSF´s.

Outra necessidade prioritária é a volta às aulas presenciais com segurança. “Vamos cuidar da Educação. Garantir vagas para todos, com ensino e merenda de qualidade, tecnologia e capacitação dos profissionais. Vamos retomar as aulas de forma segura”, garantiu.

Economia – O prefeito também anunciou a atração de novos investimentos para gerar empregos, com a Prefeitura sendo parceira daqueles que queiram investir na cidade, capacitar a mão de obra com cursos sintonizados com a nossa vocação econômica. Também vai estimular o pequeno comerciante com o programa de microcrédito “Volta por cima”. Apoiar e incentivar a economia local. “Eu já fiz, sei como fazer e vou fazer!”, enfatizou.

Transparência – Cícero Lucena reforçou o compromisso de fortalecer os processos de transparência, ouvidoria e controle interno de gastos públicos. “Vamos investir em capacitação, valorizar os servidores e tornar o Governo Municipal referência em tecnologia na gestão de serviços públicos rápidos e eficientes. ‘João Pessoa na palma da mão’ será uma das metas do processo de modernização da máquina administrativa.Atenção social – A nova gestão terá um cuidado especial com a habitação popular e a proteção social. As necessidades dos condomínios populares existentes serão olhadas com atenção e será viabilizado o maior programa habitacional da nossa história, com a construção, reforma e regularização de moradias. O prefeito também garantiu a retomada do programa do pão e leite.

Pandemia – Todo o evento foi exibido pelas TVs Câmara e Cidade de João Pessoa, além do YouTube da PMJP e das redes sociais do próprio Cícero Lucena.

Transmissão da faixa de prefeitoApós tomar posse na Câmara Municipal, o prefeito Cícero Lucena foi ao Paço Municipal onde houve a transmissão do cargo por Luciano Cartaxo, que governou a cidade por oito anos.Observado pela família e alguns convidados, contingência do protocolo de segurança da pandemia, Cícero fez um pronunciamento apontando para as primeiras ações de governo. “Vamos cuidar da nossa cidade a partir deste instante para garantir uma retomada firme e segura das atividades econômicas. É hora de arregaçar as mangas e trabalhar! João Pessoa tem pressa e cobra de nós soluções imediatas para seus problemas”, definiu.

Cícero lembrou que foi a população que manifestou o desejo de mudança, a vontade de ver construídas as bases de uma cidade que se aproxima de um milhão de habitantes e precisará gerar empregos, ofertar Saúde e Educação para todos, através de um serviço público moderno e desburocratizado. “Aqui estou, João Pessoa! Para enfrentar o maior desafio da nossa geração, eu disse sim! Sim para o chamado de um povo que buscou um construtor para erguer os alicerces de uma cidade mais humana, justa, solidária e inovadora”, reforça.Diante do forte desafio que a pandemia da Covid-19, que até alterou a forma de posse dos eleitos em todo o Brasil, o prefeito fez questão de tranquilizar a população e informar que o Município já possui um plano de imunização delineado e pronto para ser colocado em prática no instante em que a vacina chegar, desde que autorizada pela Anvisa. “O vírus não tem passaporte, bandeira ou ideologia e precisa ser enfrentado com a união de todos, mas enquanto a vacina não chega, vamos cuidar da prevenção e assistência aos infectados”, enfatizou.

O prefeito disse acreditar que sairemos dessa fase mais fortes. Para isso, conforme ele descreveu, foi convocada uma equipe de auxiliares competentes e imbuídos de espírito público. Todos terão metas a serem atingidas e serão cobrados com rigor pela prestação de um serviço de qualidade para a população. “Nosso novo padrão será a excelência nos serviços, transparência, eficiência e probidade. Serei rigoroso no controle e na condução dos investimentos públicos. Cumpriremos os compromissos de campanha e honraremos esta terceira oportunidade que nos é dada pelo povo de João Pessoa, custe o que custar!”, explicou.Cícero Lucena lembrou que, durante a campanha, buscou o diálogo com toda a sociedade e conseguiu formar uma base de apoio de diversas correntes. Todos comprometidos com um futuro melhor para a nossa cidade. “Não temos tempo para brigas e disputas individuais. O foco é o trabalho!”, deu o recado.

Temos uma base de apoio ampla na Câmara de João Pessoa, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Todos estamos comprometidos com o povo da nossa cidade. O berço das decisões mais importantes do estado, porta de entrada do desenvolvimento da Paraíba vai precisar, mais do que nunca, do apoio e da união de todos!

Cícero Lucena lembrou que, durante a campanha, buscou o diálogo com toda a sociedade e conseguiu formar uma base de apoio de diversas correntes. Todos comprometidos com um futuro melhor para a nossa cidade. “Não temos tempo para brigas e disputas individuais. O foco é o trabalho!”, deu o recado.

Temos uma base de apoio ampla na Câmara de João Pessoa, na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Todos estamos comprometidos com o povo da nossa cidade. O berço das decisões mais importantes do estado, porta de entrada do desenvolvimento da Paraíba vai precisar, mais do que nunca, do apoio e da união de todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *