EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA

Cresce o número de startups na UFPB

A MindSun, uma startup incubada na Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA), está revolucionando a indústria de energia renovável por meio de sua tecnologia de monitoramento inteligente de energia. Criada por Richard Bivar, um estudante do curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFPB, e pela estudante de Engenharia Química Mônica Cunha, a MindSun ajuda as empresas a economizar energia e conecta seus clientes a fornecedores de energia renovável.

A empresa foi recentemente premiada no HackBrazil, evento realizado pela Brazil Conference em Boston, e agora tem planos de expandir sua equipe para 20 pessoas, composta por alunos e ex-alunos dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. A UFPB tem sido fundamental na criação de terrenos férteis para o crescimento desses novos negócios, especialmente no setor da sustentabilidade. Com oito núcleos de inovação credenciados, a universidade tem atuado de forma mais incisiva para criar uma comunidade empreendedora e estimular mais iniciativas no âmbito acadêmico.

Núcleos de inovação da UFPB

Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Biomateriais (NEPBIO)

Hospital Universitário Lauro Wanderlei (HULW)

Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR)

Centro de Informática (CI)

Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR)

Centro de Ciências Agrárias (CCA/Areia)

Construção de um Centro de Inovação no campus I

No segundo semestre de 2022, a INOVA UFPB foi selecionada – junto com outras 17 propostas no Brasil – para receber recursos da ordem de R$ 4 milhões junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para a construção e operacionalização do Centro de Inovação CEITec (Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas), unidade que vai ser focada no desenvolvimento de startups na UFPB.

O edifício, que vai funcionar no campus de João Pessoa, vai abrigar as novas empresas da Universidade e contará com diversos espaços, a exemplo de salas de reunião, auditório e coffee shop. “O Centro vai permitir a mobilização e integração dos atores relevantes do ecossistema de inovação, bem como atuará como um espaço catalisador e difusor de parcerias, acordos, pesquisa e prototipagem, junto a empresas dos setores públicos e privados”, informou a diretora-presidente da INOVA, professora Kelly Gomes.

Para saber mais

Mais informações sobre o Programa de Incubação da UFPB estão disponíveis na página da Agência UFPB de Inovação (INOVA) e no Instagram da Agência, além do e-mail: inova@reitoria.ufpb.br .

Foto: Divulgação/Brazil Conference
Fonte: Ascom/UFPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *