Notícias urgentes

CPJ empossa Sônia Maia no cargo de procuradora de Justiça

O Colégio de Procuradores de Justiça realizou, na tarde desta segunda-feira (27/03), sessão solene para dar posse à promotora de Justiça Sônia Maria de Paula Maia no cargo de procuradora de Justiça. A solenidade aconteceu na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, e foi transmitida pelo canal oficial do MPPB no Youtube.

Sônia Maia foi promovida, pelo critério de antiguidade, ao cargo de 15º procurador de Justiça, cuja vacância decorreu da aposentadoria da procuradora Maria das Graças Azevedo. A homologação da promoção foi feita pelo Conselho Superior do Ministério Público, na sessão ordinária do último dia 21 de março.

A solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. Participaram, presencialmente, os procuradores de Justiça Alcides Jansen, Marilene Campos, Francisco Sagres, José Roseno Neto (corregedor-geral), Aristóteles Santana (ouvidor), Kátia Rejane Lucena, Alvaro Gadelha, Vasti Cléa Marinho Lopes, Herbert Targino, Victor Granadeiro, João Geraldo Barbosa e Francisco Lavor, e por videoconferência, os procuradores de Justiça Joaci Juvino e Luciano Maracajá.

Também compuseram a mesa o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), o promotor de Justiça Leonardo Quintans, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), José Edísio Souto. A solenidade foi prestigiada pelo deputado estadual Jutay Menezes; pelo juiz Marcos Sales; pela secretária executiva da Cidadania e Direitos Humanos de João Pessoa, Raíssa Lacerda; por servidores do MPPB e familiares da empossanda, além de pessoas que atuam na rede de proteção à pessoa idosa, diretores de instituições de longa permanência para idoso (ILPIs) e do Conselho Municipal do Idoso.

Rito

Sônia Maia foi conduzida à Sala de Sessões pelos procuradores de Justiça Alcides Jansen e Francisco Lavor. Após a execução do Hino Nacional, ela prestou o compromisso na forma regimental: “Prometo fielmente cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, as leis, promover a defesa do povo, da ordem jurídica, do regime democrático, da ética e da justiça social”, disse.

A secretária do colegiado, a procuradora de Justiça Kátia Rejane, procedeu à leitura do termo de posse e investidura no cargo e em seguida, o procurador de Justiça João Geraldo Barbosa saudou, em nome do CPJ, a nova procuradora de Justiça. “É imensa a responsabilidade de saudar uma mulher no ato de sua posse e sobretudo no coroamento de sua carreira como procuradora de Justiça”, disse, destacando, em seu discurso, a luta e a trajetória de coragem da colega, bem como o “trabalho sério, competente e compromissado” desempenhado por ela no exercício da função. “A cidadania paraibana reconhece, lhe respeita e lhe agradece.. Parabenizo a nova integrante que chega para dignificar ainda mais o colegiado”, disse.

Quebrando o protocolo, João Geraldo cedeu parte de seu tempo à advogada e filha de Sônia Maia, Ivana Caroline Maia, que fez um breve discurso emocionado para homenagear a mãe. “O Ministério Público é uma instituição que conta com o respeito e confiança dos cidadãos, um órgão que trabalha em prol da coletividade e defesa dos vulneráveis. O MPPB foi agraciado com uma promotora que por todos esses anos – quase 35 – honrou e abrilhantou a instituição e hoje, merecidamente, assume o cargo de procuradora de Justiça… Tenho muito orgulho de ser sua filha”, disse.

O representante da OAB também saudou a nova procuradora de Justiça, destacando a expectativa positiva gerada na categoria e na sociedade. “A expectativa tem razão de ser: chega ao órgão máximo do Ministério Público uma promotora de Justiça comprometida com a cidadania, com o estado democrático de direito e com a sociedade, de forma geral, uma pessoa corajosa, dedicada, leal, estudiosa, amiga e parceira dos advogados”, falou.

Sônia Maia, em seu discurso de posse, fez uma breve retrospectiva da carreira. Falou sobre as dificuldades enfrentadas no exercício da função, sobretudo no Sertão do Estado e em razão da ausência dos avanços tecnológicos que se tem hoje. Na ocasião, também lembrou e homenageou pessoas com quem trabalhou e que já faleceram e pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Wilson Pessoa de Cunha.

Em sua fala, destacou ainda o trabalho desempenhado nos últimos anos à frente da Promotoria de Justiça de defesa do idoso de João Pessoa. Finalizou, agradecendo à família e aos filhos pelo apoio recebido. “Foi uma vida muito dura, mas de muito aprendizado e isso ninguém tira…Tenho certeza do meu dever cumprido. Quero agradecer a presença de todos, aos amigos, às pessoas que nos prestigiaram e dizer que a luta continua. Quero encontrar em vocês essa parceria para praticarmos essa corrente do bem e ajudar o próximo”, disse.

A solenidade foi encerrada pelo procurador-geral de Justiça, após a execução do Hino da Paraíba.

Carreira

Sônia Maia nasceu em Santa Rita, na Paraíba, e ingressou no MPPB em novembro de 1988, como promotora de Justiça na comarca de Teixeira. Ao longo dos anos, atuou nas promotorias de Justiça de Juazeirinho, Pombal, São Bento, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Sousa, São João do Rio do Peixe, Aroeiras, na Promotoria da Fazenda Pública de Campina Grande, na Turma Recursal, na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, em promotorias civil e criminal e na Promotoria Militar. Os últimos cargos exercidos foram os 46º e 47º promotor de Justiça de João Pessoa, com atribuições na defesa do idoso e da pessoa com deficiência, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *