CulturaDrinksEconomia

Cachaça paraibana ganha destaque no 38º Salão do Artesanato

As melhores cachaças paraibanas estão à mostra na 38ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande. O evento segue até o dia 30 de junho, homenageando os artesãos santeiros com o tema “A arte de quem vive da fé”.

O maior destaque do ano é a bebida produzida na rota dos engenhos do Brejo paraibano, que tem conquistado cada vez mais visibilidade dentro e fora do Brasil, Para acompanhar a fase promissora, o espaço reservado para o grupo no Salão do Artesanato foi ampliado de 9m² para quase 100m², como forma de demonstrar o reconhecimento não apenas da bebida, mas também do artesanato e da cultura local que a envolvem.

Ao todo, o estande abriga 15 marcas conceitadas na região: Gregório, Volúpia, São Paulo, Monarca, Gran Raiz, Preciosa do Vale e Reserva da Moenda, representadas pela Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca); e Triunfo, Princesa do Brejo, Aroma da Serra, Saboeiro, Turmalina da Serra, Matuta, Boa do Brejo e Ipueira; da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA).

O gestor de convênios da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Heitor Hildack, destacou os investimentos da gestão do governador João Azevêdo no setor, melhorando o acesso turístico à região produtora da cachaça. “Também fizemos, em parceria com o Sebrae e Fecomércio, a ação que levou a Cachaça Paraibana para uma rodada de negócios em Portugal, nossa porta de entrada na Europa, onde 10 engenhos estiveram presentes para fomentar a atividade de exportação do produto”, disse o gestor.

Atualmente, a cachaça paraibana gera mais de 22 mil empregos. O presidente da Aspeca, André Amaral, reforçou o protagonismo do produto artesanal para a economia do estado. “Contribuímos com um faturamento superior a R$ 1 bilhão, e ter um espaço como este aqui, em Campina Grande, em meio à realização do Maior São João do Mundo, mostra a pujança do nosso setor e o quanto a gente está contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado”, Amaral afirmou.

Ainda, nesta segunda-feira (10), o Dia Estadual da Cachaça Paraibana é comemorado. O dia, sancionado pelo governador João Azevêdo, foi escolhido porque, em 10 de junho de 2010, o produto foi instituído como pertencente ao patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.