Últimas notícias

Concurso da EPC realiza novas provas neste fim de semana

Neste fim de semana serão realizadas mais provas práticas do concurso para a Empresa Paraibana de Comunicação(EPC). As avaliações acontecem neste sábado (2) e domingo(3), pela manhã e à tarde no Jornal A União, no bairro do Distrito Industrial, e na Rádio Tabajara, no Castelo Branco, ambos na cidade de João Pessoa.

De acordo com o edital de convocação para a prova prática da EPC, hoje está prevista a prova prática para eletricista de manutenção industrial com seis candidatos, na Gráfica do Jornal A União. Esta avaliação acontece no turno da manhã, às 10h e 11h (dois candidatos) e tarde, às 13h, 14h, 15h e 16h (quatro candidatos).

Na Rádio Tabajara, por sua vez, será realizada neste sábado a prova para locutor , com 10 candidatos habilitados para esta etapa. Estes irão ocupar os Estúdios A, B e C e serão divididos nos seguintes horários: de manhã às 9h e 10h30( quatro candidatos) e à tarde, às 13h, 14h30 e 16h (seis candidatos).

Amanhã farão a prova prática no Jornal A União os candidatos aos seguintes cargos: eletricista de manutenção industrial (cinco pessoas); técnico em artes gráficas (dois candidatos); mecânico de manutenção industrial (quatro); técnico de impressão em máquina Offset (cinco); técnico de impressão em máquina rotativa (um candidato); técnico em artes visuais (seis); designer gráfico(19 candidatos) e diagramador (20 candidatos).

A prova para eletricista de manutenção industrial acontece na Gráfica do Jornal A União com quatro pessoas no turno da manhã( às 8h, 9h, 10h e 11h) e um candidato no turno da tarde (às 13h). Já para Técnico em artes gráficas, a avaliação ocorre no setor de artes da Gráfica pela manhã (às 10h). Os candidatos para Mecânico de Manutenção Industrial fazem prova prática na gráfica pela manhã às 8h, 9h, 10h e 11h.

Neste domingo, os candidatos para Técnico de Impressão em Máquina Offset fazem a prova no setor de artes da gráfica pela manhã às 8h, 9h, 10h e 11h ( quatro pessoas) e à tarde às 13h (uma pessoa). Para Técnico de Impressão em Máquina Rotativa, um candidato faz a prova na gráfica às 15h. No caso de Técnico em Artes Visuais, os seis candidatos iniciam a prova às 8h na Ala administrativa/setor redação, no mesmo local em que os 19 candidatos a Designer Gráfico farão a prova marcada para às 13h. Ainda na redação, 20 pessoas fazem a prova prática para diagramador às 15h.

Na Rádio Tabajara, por sua vez, cinco candidatos fazem prova prática para locutor às 8h; 9h30 e 11h, no dia 3 de setembro.

De acordo com o Edital de abertura de inscrições para o concurso público nº 001/2022 da Empresa Paraibana de Comunicação(EPC), a prova prática compreende a execução de tarefas do cotidiano de trabalho. Segundo o edital de convocação para a prova prática, os candidatos inscritos no Concurso Público nº 01/2022 foram convocados para prestarem a prova prática nas seguintes datas: 26 e 27 de agosto de 2023; 02, 03, 09 10, 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2023.

Para os demais finais de semana no Jornal A União, estão previstas as provas práticas para Revisor de texto(15 candidatos, no dia 10 de setembro); Transcritor em Sistema Braille(cinco candidatos no dia 24 de setembro) e Revisor de texto em Braille (um candidato no dia 24 de setembro).

Já na Rádio Tabajara, as demais avaliações práticas acontecem no dia 10 de setembro para Locutor Apresentador(oito candidatos); 16 de setembro para locutor operador (3 candidatos); 17 de setembro para locutor operador( quatro candidatos); programador musical (três candidatos) e  Operador de Gravação de Rádio( três candidatos).

Outras provas práticas no mesmo local ocorrem no dia 23 de setembro para Narrador Esportivo( quatro candidatos) e no dia 24 de setembro também para narrador esportivo( seis candidatos) e operador de áudio(11 candidatos).

Os candidatos aprovados para a fase prática foram convocados para os seguintes cargos:  auxiliar de serviços gráficos; cortador gráfico; eletricista de manutenção industrial; locutor; mecânico de manutenção  industrial; narrador esportivo; operador de acabamento (máquina de cola);operador de gravação de rádio; revisor de texto em Braille; técnico de impressão em máquina offset; técnico de impressão em máquina rotativa; técnico em artes gráficas; técnico em artes visuais; transcritor de sistema braille; designer gráfico; diagramador; jornalista; locutor apresentador; locutor operador; operador de áudio; programador musical; repórter fotográfico e revisor de texto.

Nesta etapa, as provas acontecem nos seguintes locais, todos na cidade de João Pessoa: Jornal A União (Avenida Chesf, 451 – Distrito Industrial); a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep – Rua  Desportista João Apóstolo de Souza, s/n – Mangabeira) e Rádio Tabajara da Paraíba / EPC (Avenida Dom Pedro II, 3595 – Castelo Branco).

Os candidatos podem ter acesso ao seu local de prova no site www.vunesp.com.br e pelo serviço de Atendimento ao Candidato, telefone (11) 3874-6300, de segunda a sábado, das 8 às 18 horas (exceto feriados). Os convocados precisam ficar atentos ao local de prova, horário e data, conforme publicação no Diário Oficial, uma vez que a relação foi publicada em ordem alfabética, e os prédios, horários e datas variam de acordo com o cargo e os portões serão fechados impreterivelmente no horário estabelecido.

Prova prática para jornalista

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) segue aguardando um posicionamento da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) com relação à publicação de um novo edital de convocação e a data de aplicação da Prova Prática para o cargo de Jornalista. A avaliação estava prevista para ocorrer no último domingo (27), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), localizada no bairro de Mangabeira VII, em João Pessoa. No entanto, o exame precisou ser adiado após problemas nos malotes enviados para o local de prova.

De acordo com a presidente da Comissão do Concurso Público da EPC, Joseane Porto, a Vunesp deve se pronunciar nos próximos dias sobre o edital, com uma nova data de prova. A preferência é que o exame aconteça no dia 17 deste mês, mas a banca organizadora ainda não confirmou a nova data. A última prova prática do certame está prevista para ocorrer no último final de semana de setembro.

A presidente da Comissão adiantou que a nova prova deve acontecer em um único horário, retirando a divisão de períodos para iniciar o exame. Explicou ainda que  a exigência pelo dia 17 de setembro busca não atrapalhar as demais etapas do processo. Portanto, a previsão da comissão do concurso é que a nova prova prática para jornalista ocorra  no mesmo local onde seria a avaliação, inicialmente. A diferença é que não haveria mais divisão de horários entre os candidatos.

Joseane Porto relatou que no último dia 27, os malotes chegaram aos locais de prova, todos lacrados à coordenação da Vunesp que estava nestes locais. No entanto, quando abriram os malotes correspondentes a  Espep, perceberam que não tinha folha de resposta, pois deveriam ser quatro envelopes lacrados:  quatro  envelopes com o  tema e quatro com a folha de resposta com o papel timbrado da Vunesp.

Assim, foi preciso abrir os envelopes para constatar que não tinha folha de resposta, que realmente não veio. Como foram violados os lacres ( que apenas devem ser violados na presença dos candidatos e no horário correto) não tinha mais como acontecer a prova neste domingo e por isso foi adiado.

Após  a chegada das primeiras turmas, a  coordenação do local de prova pediu para que todos fossem até o auditório para explicar o problema.No entanto, a representante da Comissão esclareceu que esta falha ocorreu apenas na prova para o cargo de jornalista cuja prova prática era a elaboração de um texto com quatros envelopes com os temas para cada turma e mais quatro envelopes com a folha de resposta. Apenas neste caso não veio a folha de resposta, mas, as provas práticas dos outros cargos tinham todos os equipamentos necessários e aconteceram normalmente.

No dia 27, ocorreram as provas para auxiliar de serviços gráficos (6 candidatos); operador de acabamento máquina de cola (1 candidato) e repórter fotográfico ( 5 candidatos) na ala administrativa  da redação do Jornal A União. Em nota, a EPC esclareceu sobre o cancelamento da prova prática do concurso aplicada pela Vunesp e se solidarizou com os(as) candidatos(as) ao Concurso Público da instituição, lamentando o adiamento da Prova Prática para o cargo de Jornalista.

No texto, a Empresa Paraibana de Comunicação  declarou que o cancelamento do exame prático, ocorrido em virtude da incompletude da prova, é de inteira responsabilidade da Vunesp, empresa contratada para a execução do Concurso Público. “A EPC informa, ainda, que a Vunesp já se comprometeu a ressarcir os(as) candidatos(as) por eventuais danos causados em virtude do adiamento da Prova Prática, como também a publicar, já no início desta semana, o Edital contendo o novo calendário para aplicação do teste prático para o cargo de Jornalista”, finalizou a nota assinada pela Diretora Presidente da EPC, Naná Garcez.

Sobre o concurso

O Edital de abertura de inscrições para o concurso público Nº 001/2022 da Empresa Paraibana de Comunicação(EPC) foi publicado em 7 de janeiro de 2023 no Diário Oficial do Estado(DOE). O certame oferece 159 vagas para preenchimento 41 funções de Nível Médio, Técnico e Superior, para contratação imediata no quadro de empregos efetivos existentes no Plano de Empregos, Carreiras e Salário(PECS) da EPC.

Conforme o edital, o Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de emprego público está sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Fundação Vunesp).Segundo um levantamento divulgado pela organizadora do certame, foram 4.362 inscritos no concurso da Empresa Paraibana de Comunicação.

A  maior concorrência foi para o cargo de advogado, seguido pelo cargo de motorista. O cargo de arquivista também está bastante concorrido, sendo 99 inscritos para uma única vaga e para o cargo de jornalista, cuja oferta é de 26 vagas, entre ampla concorrência e pessoas com deficiência, a concorrência é de 23 inscritos por vaga.

A seleção para os empregos é constituída pelas provas objetiva e prática, de caráter eliminatório e classificatório, além da etapa de heteroidentificação, para aqueles candidatos que, no ato da inscrição, se autodeclararam negros ou pardos, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outra etapa do concurso é a prova de títulos, de caráter classificatório, exclusivamente para os candidatos de Nível Superior.

Os empregos de nível médio e técnico fazem Prova objetiva e prática. Já para os empregos de nível superior, os candidatos devem cumprir prova objetiva, prática e de títulos. A prova objetiva foi realizada no dia 2 de abril.

A Prova Prática de caráter eliminatório e classificatório está prevista em edital para os candidatos aos seguintes empregos: Designer Gráfico, Diagramador, Jornalista, Locutor Apresentador, Locutor Operador, Operador de Áudio, Programador Musical, Repórter Fotografico, Revisor de Texto, Auxiliar de Serviços Gráficos, Cortador Gráfico, Eletricista de Manutenção Industrial, Locutor, Mecânico de Manutenção Industrial, Narrador Esportivo, Operador de Acabamento (máquina de cola), Operador de Gravação de Rádio, Revisor de Texto em Braille, Técnico de Impressão em Máquina Offset, Técnico de Impressão de Máquina Rotativa, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Artes Visuais e Transcritor de Sistema Braille.

Segundo o edital, não serão fornecidas, por telefone ou e-mail, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas e demais eventos. Assim, o candidato deverá observar, as formas de divulgação estabelecidas no Edital e as demais publicações no endereço eletrônico da Vunesp(https://www.vunesp.com.br). A Fundação disponibiliza ainda o número  11 3874-6300 para atendimento aos candidatos que desejam tirar dúvidas sobre editais.

Matéria assinada por Juliana Cavalcanti para o Jornal A União

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *