Notícias urgentes

Projeto Circuito Estadual leva alunos de Direito para vivenciar aprendizado na prática

A comunidade jurídica aprovou e abraçou o Projeto Circuito Estadual que levou estudantes do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) para vivenciarem, na prática, as atividades que farão parte do cotidiano de cada um, logo que ingressarem no mercado da advocacia.

Idealizado pelo professor de Direito Penal, Romulo Palitot, que também é presidente da Associação Nacional da Advocacia Nacional na Paraíba (Anacrim-PB), o Projeto Circuito Estadual promoveu, durante esta semana, uma série de visitas técnicas dos alunos a órgãos do poder judiciário para fazer teoria e prática dialogarem.

“Esta é uma oportunidade de rompermos as fronteiras acadêmicas para que os alunos tenham uma vivência também na prática. O projeto oportunizou aos estudantes do curso de Direito visitar as principais instituições do nosso estado. Eles puderam compreender, de forma completa, os trabalhos, a estrutura e as atividades das instituições. Queremos aproximar a teoria da prática”, destacou o professor Romulo Palitot.

Os alunos ficaram entusiasmados com a proposta e acreditam que essa vivência irá fazer toda a diferença não apenas na vida acadêmica como na atuação futura do mercado jurista, onde irão desempenhar suas funções.

No 4º período do curso de direito, a aluna Eduarda Fischer ressaltou que foi uma oportunidade incomparável ver in loco como funcionam as atividades dos colegiados. “Saímos da teoria e vivenciamos como é feito na prática. Então, isso é muito importante para a gente ampliar nossos conhecimentos e ter noção como as coisas são feitas, e isso é muito bom para o aprendizado”, afirmou.

João Lucas Marinho, que está no 2º período, enfatizou a importância das visitas. “Pudemos conhecer o que foi feito dentro do Tribunal e quais foram as transformações para dar celeridade e a melhor dinâmica possível do funcionamento da Corte, principalmente, no pós-pandemia”, destacou.

Visitas técnicas

A primeira visita do circuito foi ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde conheceram o Pleno e o gabinete do desembargador Paulo Maia que elogiou a proposta de sair da sala de aula e conhecer os detalhes do fucionamento da justiça in loco. “É com muita alegria que o Tribunal recebe visitas acadêmicas como esta. É muito importante que os alunos do curso de Direito entendam a mecânica dos organismos do poder judiciário brasileiro e, mais especificamente, da justiça do trabalho”, afirmou o desembargador, que preside a 1ª Turma do TRT-13.

O Tribunal de Justiça da Paraíba também esteve inserido no roteiro, onde os alunos foram recepcionados pelo diretor Especial da Corte, Robson Cananéa, que apresentou o funcionamento e a composição do Pleno, das Câmaras Especializadas Cíveis e Criminal e das Seções Especializadas Cíveis, além do Conselho da Magistratura.

No Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), a turma foi recebida pelo procurador do Ministério Público, Marcílio Toscano Franca Filho, pelo presidente Nominando Diniz Filho e pelo procurador geral, Bradson Luna Camelo.

Nominando Diniz se mostrou orgulhoso em ver alunos participando da sessão. “Cumprimento os alunos do curso de Direito, do 2º ao 5º período, que tem o professor Rômulo a frente nesse projeto”, falou.

Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), o presidente Harrison Targino. “A gente se alegra muito em ver esse espaço ocupado com estudantes. Esse ano esperamos chegar a mil novos colegas advogadas e advogados, na Paraíba, somando-se ao universo que se tem”, ressaltou.

A visita técnica à Justiça Federal da Paraíba foi acompanhada também pela juíza e professora do Unipê, Helena Fialho, que apresentou as instalações da sede judiciária e também a história. Aos alunos, foram apresentados a grandiosidade do sistema judiciário federal e a importância de sua atuação na proteção dos direitos dos cidadãos e competência atribuída pela Constituição Federal.

Os estudantes visitaram, ainda, a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), um órgão crucial para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Lá, eles puderam ter contato com a Justiça Eleitoral e o trabalho desempenhado pelos membros daquela Corte para manter o direito ao voto.

A juíza e professora do Unipê, Maria Cristina Santiago, a Procuradora Eleitoral Acácia Soares Peixoto Suassuna e os magistrados José Ferreira Jr., Bianor, Fábio Leandro, Roberto D’Horn Moreira Monteiro, além do diretor Geral André Vieira Queiroz recepcionaram os visitantes e parabenizaram a todos pela iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *