Notícias urgentes

CMJP homenageia conselheiro do TCE-PB Fernando Catão

A sessão solene é de autoria do vereador Milanez Neto (PV) e contou com a presença de diversas autoridades e figuras ilustres de João Pessoa

Com plenário e as galerias repletos de autoridades e figuras ilustres da capital paraibana, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene, na manhã desta sexta-feira (28), para entregar o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fernando Rodrigues Catão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa. O conselheiro exerceu o cargo de presidente do TCE-PB durante o biênio de 2021 e 2022. O vereador Milanez Neto (PV) propôs a homenagem e presidiu a sessão que foi secretariada pelo presidente interino da CMJP, vereador Bosquinho (PV).

Em seu discurso de justificativa, o vereador Milanez Neto enfatizou que não era fácil falar do homenageado pela proximidade entre eles já que o homenageado foi seu mentor na carreira política. “Comecei a sonhar na política ao lado do doutor Catão e lembro que em 5 de maio, no aniversário de 50 anos de meu pai, Catão falou para eu ajudar na campanha de Cássio Cunha Lima. Trazia no sangue a política e tive mais do que um professor, tive um amigo e um conselheiro que me moldouna vida pública. Vivi muita coisa e, após 21 anos como vereador de João Pessoa, pude realizar esta solenidade para entrega de homenagens,resgatando um Título de 1999 e uma Medalha de 2023”, explicou.

Milanez destacou que o conselheiro já ajudou a planejar e cuidar do estado da Paraíba ao auxiliar nos Governos de Ronaldo e de Cássio Cunha Lima, além de muitos outros políticos que escutaram seus conselhos. “Deu um show no TCE fazendo história em duas gestões nas quais inovou com a implantação de tecnologia no órgão. Conheci um Catão carinhoso, um pai extraordinário cujos filhos devem se orgulhar porque em seus mais de 40 anos de vida pública segue uma carreira limpa e honesta. Nunca perdeu a forma de andar, de ser e de fazer. Hoje a cidade reconhece o que o senhor foi e é para João Pessoa e Campina Grande. Onde estiver estará trabalhando os três turnos, só parando quando deve. O mais importante dos obstáculos é saber vencê-los . A única coisa que peço é que Deus continue iluminando sua vida e que o senhor doutor continue sendo espelho para todos nós”, finalizou.

O secretário de Gestão Governamental de João Pessoa, Diego Tavares, representando o prefeito Cícero Lucena (PP), afirmou que acompanhou a trajetória do conselheiro desde pequeno e destacou que Fernando Catão é “um homem que pensa à frente do seu tempo”. O secretário ainda veiculou vídeo do prefeito destacando a alegria de saber que o conselheiro se tornará seu conterrâneo. “Somos dois filhos de outras cidades que o destino aproximou para fazer o bem a João Pessoa”, ressaltou Cícero Lucena em vídeo, que não pôde estar presente por participar de evento com governadores e ministros no mesmo horário.

Já o senador Veneziano Vital do Rego (MDB), destacou o perfil do homenageado, que, segundo ele, é caracterizado pela seriedade: “Nunca deixamos de identificar e salvaguardar marcas que Fernando Catão sempre trouxe, de seriedade, integridade e de comprometimento com as questões públicas. É o que faz com que nós hoje prestemos essa homenagem”.

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) representou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos). “Estou dividido como representante e genro do homenageado. Eu o conheci no século passado. São 24 anos de convivência sempre harmônica, seja como secretário, amigo ou sogro em nossa convivência familiar. Em 1999 comecei a conviver com Catão, que era conhecido como chatão, por seu jeito sério e correto, mas quem o conhecia sabia que era muita técnica com um coração mole. Sempre com uma vida séria, honesta, correta pautada na ética, na moral, decência e correção. Estamos nesta tribuna para agraciar o homenageado e tenho extremo orgulho de ter um homem tão honesto cuidando de nosso erário. Tenho orgulho de dizer que sou genro de Catão”, discursou.

O ex-deputado estadual Trocolli Júnior destacou sua trajetória com o homenageado. “Tenho uma história interessante de admiração, reconhecimento de sua capacidade técnica, decência e honestidade e também história de dificuldades pessoais, todas sanadas, pois quem pensa no bem sempre anda à frente”, afirmou, destacando que Fernando Catão ainda tem muito a fazer por João Pessoa e pela Paraíba.

Dizendo-se orgulhoso, o homenageado Fernando Catão afirmou receber com humildade as honrarias. Em pronunciamento, ressaltou: “Carrego uma convicção, a do esforço contínuo e incansável de colaborar, respeitando as limitações humanas, no sentido de justificar um papel na minha existência com a convicção de que sempre podemos fazer melhor hoje aquilo que ontem fizemos”. O conselheiro, então, agradeceu o apoio de familiares, amigos e colaboradores que estiveram presentes ao longo de sua trajetória.

O homenageado

Natural de Campina Grande (PB), o conselheiro Fernando Rodrigues Catão é engenheiro civil e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba desde maio de 2004.Já presidiu a Corte de Contas no biênio 2011/2012. Exerceu também as funções de vice-presidente do TCE-PB e de Corregedor no biênio 2015/2017. Comandou a presidência da Primeira Câmara (biênio 2017/2018). É atualmente o coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil). Fernando Rodrigues Catão dispõe de larga experiência em administração pública. Foi secretário do Planejamento e Gestão do Governo do Estado, por duas vezes, secretário de Políticas Regionais do Governo Federal (Ministro do Desenvolvimento Regional), senador suplente, secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Campina Grande e também exerceu a secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Secom CMJP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *