Gerais

Cícero Lucena abre encontro da Frente Nacional de Prefeitos em João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena abriu, como gestor anfitrião, o encontro geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece na capital paraibana nesta quinta (01) e sexta-feira (02). A conferência de abertura teve início às 14h no Centro de Convenções de João Pessoa e teve como tema ‘Reflexões sobre o futuro das cidades’, temática geral do evento. A primeira agenda contou com a presença dos ministros de Estado Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), entre outras autoridades.

Cícero Lucena deu as boas-vindas oficiais ao evento, que vai receber quatro ministros e cerca de 50 prefeitos das grandes cidades brasileiras nestes dois dias. “Esse é o momento de pensar as cidades do futuro, trocar experiências, compartilhar boas práticas e enfrentar os temas urgentes da atualidade como o piso da enfermagem, o serviço de transporte público e o valor das passagens, uma reforma tributária que beneficie os municípios, entre outros. Queremos aprofundar o debate e encontrar soluções”, afirmou.

O presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), destacou que o debate deve incluir questões como sustentabilidade, tecnologia, mudanças climáticas e o enfrentamento das desigualdades. “São temas importantes. É no município que as pessoas realmente vivem e precisamos pensar que cidades queremos deixar para as próximas gerações. Vamos debater todas estas questões e, ao final, apresentar a Carta João Pessoa, uma cidade que tem sido exemplo para o país”, destacou.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que o objetivo maior do Governo Federal é trabalhar junto com estados e municípios. “Na área social temos dois grandes objetivos. Vamos, claro, cuidar de quem tem fome, integrando esforços. Mas por outro lado temos outro desafio, que é a pobreza não mais pela falta de instrução, mas pela falta de apoio. Pessoas escolarizadas que precisam de oportunidade. E aí temos que apoiar o empreendedorismo, abrir linhas de crédito e, assim, tirar gente da pobreza”, declarou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a orientação do presidente Lula é que todos os ministros trabalhem juntos aos municípios. “Temos o maior pacote de linhas de transmissão já lançado no país, as energias limpas e renováveis. Temos que compatibilizar a agenda da sustentabilidade com o desenvolvimento econômico e assim melhorar a vida do povo brasileiro”, destacou.

Governança Pública – A abertura contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que falou sobre Governança Pública para transformar o Brasil. “A cidade de João Pessoa está bem avançada no quesito governança e é muito importante que todos os municípios implantem as medidas necessárias. Se não se organizaram no início, precisam deixar o legado para o próximo gestor”, disse.

Ainda estiveram presentes na conferência de abertura a senadora Daniella Ribeiro, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, os deputados federais Mersinho Lucena, Wilson Santiago e Damião Feliciano, o vice-prefeito Leo Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, e a representante do Banco Regional de Brasília (BRB), Eugênia Regina.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *