Gerais

Catolé do Rocha recebe neste sábado (25) o 3º Festival da Cultura Quilombola da Paraíba

O município de Catolé do Rocha recebe, neste sábado (25), o 3º Festival da Cultura Quilombola da Paraíba, uma ação do Governo do Estado que tem como objetivo dar visibilidade às diferentes expressões culturais da população negra paraibana e fortalecer a identidade e a luta dos territórios tradicionais quilombolas que existem na Paraíba.

A iniciativa do festival é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Juntas, as duas pastas vão promover uma diversificada programação artístico-cultural na Praça Prefeito José Sérgio Maia, no município sertanejo, entre 8h e 18h.

De acordo com o Censo de 2022, são mais de 40 comunidades quilombolas que existem na Paraíba. E por mais que elas estejam espalhadas por todo o território paraibano, a maioria está localizada no Sertão e no Cariri. Pois foi muito por causa disso que a cidade de Catolé do Rocha foi escolhida para sediar o evento.

A propósito, praticamente todas as comunidades quilombolas do estado confirmaram presença na festa, e pelo menos 20 delas vão se apresentar. Com música, ciranda, dança afro, batuque, olodum, entre tantas outras expressões artísticas.

De acordo com os organizadores do evento, vai ser um dia de exaltação da resistência, da força e da luta da população quilombola paraibana.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *