Cidade

Cabedelo retoma atividades do projeto de Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania

Facilitar o acesso a serviços, prestar informações sobre direitos garantidos e promover a cidadania. Estes são os principais objetivos da Ação de Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania, realizada mensalmente pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), que teve início esta semana.

A primeira ação do exercício 2024 foi realizada nesta quarta-feira (28  em frente à Secretaria de Saúde, onde foram disponibilizadas orientações de direitos do consumidor, com o Procon Municipal;   Emissão do Cartão do Sus e Carteirinha do Idoso, Cadastro e atualização do Cad Único/Bolsa Família, de responsabilidade da Semas; vacinação, saúde bucal, testes rápidos e acupuntura, com as equipes da Saúde.

“As ações de cidadania que têm o idoso como foco buscam atender a algumas prerrogativas legais, como fazer valer o Estatuto do Idoso, mas também estender os serviços de atenção básica a esse público. Além, claro, de promover o reconhecimento preciso pela participação social dos nossos idosos e idosas. Por isso, nossa secretaria dedica-se à realização de um evento amplo que busca trazer orientações, prestar esclarecimentos sobre alguns assuntos e, sobretudo, facilitar o acesso desses cidadãos aos serviços vigentes. Trata-se de um marco de uma gestão, que investe na valorização e na qualidade de vida da população”, declarou a secretária da assistência social, Mariana Jubert.

Além de orgãos ligados à Semas, como Creas e SCFV, a ação também contou com participação da Semob, com a emissão de credencial de uso de vagas preferenciais; Procon, com orientações sobre direito do consumidor e Secretaria do Meio Ambiente, com a distribuição de mudas.

O aposentado Edvaldo Costa, 61, morador de Intermares, compareceu ao local em busca da equipe da Semob para dar entrada na credencial para estacionamento em vagas para idosos, fez comentários sobre a realização.

“Para mim é algo maravilhoso. É muito bom o gestor público ter essa sensibilidade, pois são atos assim que humanizam a ação da instituição como um todo e, particularmente, daquelas que estão diretamente envolvidas no evento. Vejo aqui a retirada de cartão do SUS, do Bolsa Família, da Carteira do Idoso, da Semob. Parabéns à prefeitura, a quem idealizou esse projeto e, ao fim, quem ganhou a comunidade. Fiquei sabendo do evento pela divulgação, me interessei, peguei a documentação necessária e estou aqui para garantir o que é direito”, comentou.

Janete Lourenço, moradora do bairro de Camboinha, também avaliou a Ação de Cidadania.

“Esse evento representa um incentivo maravilhoso para que todos os idosos busquem se informar e buscar seus direitos. Cabedelo  vem sendo nota 10 na saúde, na educação e na assistência como temos acompanhado. Vim aqui só no Posto, vi a movimentação e, como sou hipertensa e diabética, aproveitei para realizar a aferição das taxas. Gostei muito. Muito bem organizado. A prefeitura e os profissionais estão de parabéns”, declarou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *