CidadeCulturaNotícias urgentes

Bloco Muriçocas do Miramar vai sair com trios elétricos, orquestras de frevo e grupos de cultura popular.

Além dos trios elétricos que serão palco de grandes atrações como Elba Ramalho, Mestre Fuba e Alok, o bloco Muriçocas do Miramar irá manter a tradição de levar diversidade cultural para o desfile, com a inclusão de grupos de cultura popular por todo o percurso, do Bairro do Miramar até a Praia de Tambaú, na próxima quarta-feira(15).

Para este ano, serão oito orquestras de frevo: a Tambaú, a de Mestre Quimba, Santarritense, PBPOP, Capital do Frevo, Paraíso Tropical, a Splok e a Pingo D’agua e Folia. Já para os ritmos mais percussivos, estão confirmados cinco grupos de cultura popular: Baticumlata, As Calungas formado só por mulheres, Urso Amigo Batucada, Maracastelo e o Maracatu de baque solto Leãozinho das Flores, em parceria com a prefeitura de Pedras de Fogo.

A tradição do Estandarte –  com o tema VIDA, a confecção do estandarte do bloco Muriçocas do Miramar 2023 é fruto da inspiração da artista plástica Socorro Sobreira que, segundo ela, traz a representação da Muriçocas fêmea, de braços abertos e coração na mão. “Estou apelidando essa arte de “Muriçoca do Bem”. Ela vem sorridente e esperançosa, se veste de magia, traz nas asas a referência de sua cidade, sua história, arte. Dança ladeada de árvores, do verde (urgente) sobre um ovo de onde eclodem, para uma nova era, pequenas Muriçocas de todas as cores, em respeito à diversidade, a vida!”, revelou a artista.

Os organizadores mantém a lenda de que para dar sorte no desfile a tradição é guardar o estandarte a sete chaves, só sendo apresentado ao público minutos antes da saída oficial do Bloco, se juntando aos mais de 30 estandartes no cordão do abre alas. Como este ano o tema é vida, a porta estandarte será uma profissional da saúde, foliã nativa do Muriçocas de longas datas, a médica cardiologista Rozeane Gondim.

Ritual – A concentração acontece a partir das 19h na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar. Às 21h30, começa o desfile da ala dos estandartes, com saída da Rua José Liberato, passando pela Tito Silva, até chegar ao grande encontro com o primeiro trio do Mestre Fuba na Avenida Epitácio Pessoa. Com fogos de artificio silenciosos, o puxador oficial do bloco e compositor do hino, Mestre Fuba, saúda a chegada dos estandartes ecoando os versos do clássico hino das Muriçocas, junto com toda a multidão que aguardara ansiosa pelos primeiros acordes que anunciam a descida do maior bloco de arrasto das prévias carnavalescas do Brasil. Sem dúvida, será o momento de maior emoção do ritual de 37 anos do Muriçocas do Miramar – Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *