EconomiaÚltimas notícias

Black Friday: Comércio estica horário e shoppings funcionam, hoje, até 23h

A campanha promocional da última sexta-feira de novembro, conhecida como “Black Friday”, será realizada hoje, mas alguns comerciantes da Paraíba adiantaram as ofertas ao longo de toda a semana para atrair os consumidores e já contabilizam alta nas vendas. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, lembra que, diferente dos Estados Unidos, a ação começa no Brasil uma semana antes da tradicional última sexta-feira de novembro e que hoje o horário das lojas será estendido.

David Oliveira, gerente do Armazém Paraíba, no Centro de João Pessoa, já comemora os resultados desse ano, que registraram aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado. Ele atribui o desempenho à redução do desemprego no estado e ao aumento na confiança do consumidor. “A parceria com as indústrias voltou a ficar bem mais forte. Com a pandemia, teve muita retração de produção e quando se produz menos, se negocia com uma quantidade menor. Com a volta das indústrias, em um novo pico de produção, conseguimos negociar numa quantidade maior e o preço acaba ficando melhor na ponta. Isso atrai mais o consumidor”, disse o gerente. Patrícia Ribeiro, gerente das Casas Bahia, também está animada com as vendas esse ano e preparou ofertas mais “evidenciadas” para agradar os clientes, apostando nas diferentes formas de pagamento para conquistar o consumidor na hora da venda. “Porque quem faz a festa são eles, os clientes. Toda rede de lojas também acionou outras formas de trazer novos consumidores. Temos o nosso carnezinho, tanto na loja física quanto na nossa loja on-line, ou o cliente pode chamar o vendedor pelo WhatsApp que damos total suporte”, explicou Patrícia.

O presidente da CDL explicou que os comerciantes preparam diferentes formatações para atender aos clientes com descontos reais. As lojas do entorno do Parque da Lagoa irão abrir, pelo menos, meia hora mais cedo para receber os clientes que buscam as ofertas, enquanto as grandes lojas instaladas ao longo da BR-230 devem estender o funcionamento até as 22h, enquanto os shoppings centers funcionam até as 23h.

Alerta contra golpes

Para prevenir fraudes, o Procon-PB divulgou uma lista de sites suspeitos com base em estudos realizados no ProFoto: Evandro Pereira Estabelecimentos comemoram alta de até 20% nas vendas antes mesmo do dia promocional con-SP (https://procon.pb.gov. br/). O órgão enfatiza a importância de verificar a confiança dos sites antes de realizar qualquer compra on-line. O secretário executivo do Procon-JP, Junior Pires, explicou que a pesquisa é o principal instrumento para combater fraudes.

Dicas do Procon-PB

  • Consulte preços antes;
  • Verifique a reputação do site;
  • Certifique-se de que o site possui conexão segura, identificada por “https://”;
  • Prefira meios de pagamento seguros; n Guarde documentos e comprovantes;
  • Em caso de suspeitas ou problemas durante a compra, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-PB através do WhatsApp (83) 9863-5284, pelo número 151.

 

Matéria transcrita do Jornal A União

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *