NacionalNotícias urgentes

Bicentenário Brasil-EUA: Veneziano e Ministro Vieira em Reunião

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve em audiência esta semana, em Brasília, com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Mauro Vieira. O encontro serviu para tratar de temas de interesse do Congresso Nacional e do Itamaraty. Um dos assuntos tratados foi a programação do Bicentenário das relações entre Brasil e Estados Unidos, a ser desenvolvida no ano que vem.

Veneziano é presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Estados Unidos e membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. Recentemente, durante solenidade de posse na presidência do grupo parlamentar, Veneziano recebeu a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, oportunidade em que os dois avaliaram os resultados de recente encontro entre os presidentes Lula e Joe Biden, reafirmando que os dois países compartilham valores e tem interesse em pautas comuns.

No encontro com o Ministro Mauro Vieira, o Senador paraibano lembrou que, em 2024, Brasil e EUA celebrarão 200 anos de relacionamento diplomático. O bicentenário fornecerá uma moldura para o novo momento da relação entre os dois países, após a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em janeiro deste ano. Cerca de dois milhões de brasileiros residem nos EUA, a maior comunidade de brasileiros no mundo. O Ministro lembrou que o Itamaraty mantém sua maior rede de atendimento consular naquele país, composta por dez Consulados-Gerais e um Vice-Consulado.

Os EUA são o segundo parceiro comercial do Brasil, tendo-se registrado, no ano passado, intercâmbio total de cerca de US$ 88,7 bilhões, valor inédito na série histórica.  Ocupam o primeiro lugar como destino das exportações brasileiras os manufaturados e semimanufaturados. Além disso, os EUA são o país com o maior estoque de investimentos no Brasil, estimado em US$ 123 bilhões.

Retorno das Relações Diplomáticas – Veneziano também aproveitou para parabenizar o Ministro Mauro Vieira pela retomada da política diplomática brasileira, reatando relações com países que, nos últimos quatro anos, vinham sofrendo desgastes. A retomada, destacou o parlamentar, mostra o bom momento que vive o Brasil, sob a condução do presidente Lula.

Veneziano lembrou que a prioridade do governo, no que se refere à política internacional, é fortalecer e ampliar as relações diplomáticas em todo mundo, sobretudo com países com os quais o Brasil mantem relação comercial forte e produtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *