Gerais

Barragens construídas pela Prefeitura transbordam e euforia toma conta de moradores da zona rural de Campina Grande

As chuvas registradas no decorrer desta primeira quinzena de março, com maior intensidade nas últimas 48 horas, já foram suficientes para fazer transbordar parte dos açudes, barragens e barreiros construídos pela Prefeitura de Campina Grande. A euforia toma conta dos agricultores, que já se preparam para dar início às plantações, na esperança de uma boa safra, sobretudo pela expectativa de um bom inverno, ao longo de 2024.

A zona rural do Distrito de Catolé de Boa Vista, onde se concentra a maioria dos reservatórios feitos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), registrou uma pluviosidade de 53 milímetros, nessa quarta-feira, 13, ocasionando o transbordamento da barragem do Sítio Açude de Dentro.

O volume excedente da água beneficiou, por sua vez, a comunidade de Paus Brancos, cuja barragem também fora construída pelo poder público municipal de Campina Grande. Antes da chegada das chuvas, no entanto, a Pasta da Agricultura já havia iniciado o corte de terra em todas as áreas cultiváveis do Município, que abrangem além Catolé de Boa Vista, as zonas rurais dos Distritos de Galante e São José da Mata. Esse trabalho, feito diariamente, está prestes de ser concluído, o que significa dizer que o homem do campo já pode realizar suas plantações de feijão, fava, milho e outras lavouras.

“Estamos muito felizes com a chegada das chuvas e gratos à Prefeitura de Campina Grande, pela construção de barragens e pelo preparo do solo, para que possamos cultivar nossas lavouras”, comemorou o agricultor Inácio Cavalcante de Oliveira, radicado no Sítio Açude de Dentro. Segundo ele, a construção de barragens e o consequente armazenamento de água na zona rural campinense dará maior segurança hídrica, facilitará o cultivo de alimentos, a criação de peixes e, por outro lado, ajuda na sobrevivência dos animais.

ESTRADAS – Em virtude das fortes e persistentes chuvas em toda a região de Campina Grande, parte das estradas da zona rural do Município já está sendo danificada pela correnteza das águas.

Contudo, o secretário Renato Gadelha já garantiu que vai promover, o quanto antes, uma operação “tapa-buracos”, de modo a viabilizar o trânsito das pessoas e o tráfego de veículos, a fim de atender às necessidades das comunidades, particularmente no que se refere aos transportes escolares e eventuais uso de ambulâncias para conduzir pessoas com eventuais necessidades de socorro médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *