Política

Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar da Infraestrutura Energética

A Frente Parlamentar da Infraestrutura Energética: Solar, Eólica e de Gás Natural da Paraíba foi instalada, na tarde desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, em sessão especial realizada no plenário “Deputado José Mariz”. O deputado George Morais presidiu a abertura dos trabalhos do colegiado que objetiva, entre outras metas, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado. O deputado Alexandre de Zezé secretariou o evento que reuniu gestores públicos, empresários do setor, cientistas, professores e estudantes universitários.

Ao abrir os trabalhos George Morais disse que a infraestrutura energética é um tema muito importante para o desenvolvimento. A partir dessas discussões, segundo ele, a Frente objetiva atrair novas indústrias, gerar mais empregos. “A energia significa mais ação, mais dinamismo do Estado. Buscamos captar novos negócios, aumentar a competitividade industrial local, através da energia eólica, da energia solar, ou do gás natural. Teremos a parceria da própria Universidade Federal da Paraíba, que também está aqui presente nesse evento. Vamos conversar com todos esses atores, para que, através do nosso mandato, possamos melhorar a nossa legislação e buscar incentivos por parte do Governo do Estado”, explicou.

O professor Euler Cássio Tavares de Macêdo, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), destacou a importância da instalação da Frente, afirmando que “não existe um Estado, um país desenvolvido sem ter energia de qualidade e com custo acessível. A energia renovável traz essa possibilidade de a Paraíba ser um grande produtor de energia e também fazer com que tecnologias sejam desenvolvidas aqui.  Temos um ecossistema favorável à utilização desse tipo de fonte de energia e de toda cadeia de produção que vem em sequência. Nós acreditamos ser de bastante importância a criação dessa frente parlamentar e que cada vez mais os parlamentares do nosso Estado vejam essa importância de fomentar o desenvolvimento desse setor tão importante para a sociedade”, acrescentou.

O ex-deputado estadual Raniery Paulino, assessor especial do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), elogiou a criação da Frente Parlamentar, ressaltando a criação desses espaços de debates, de proposituras e de encaminhamentos. Essas frentes parlamentares servem também para fazer recortes de discussões, de aprofundamento e debate e o Sistema Confea está se prontificando com a Assembleia Legislativa, através dessa Frente Parlamentar, brilhantemente presidida pelo deputado George Morais, para aprofundar esse debate”, disse.

Também prestigiaram o evento o deputado Tovar, o executivo Rômulo Polari Filho, presidente da de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Cinep); o executivo Irlen Braga Guimarães, superintendente Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); os engenheiros Bayron Fialho Silveira, presidente da Associação de Energia Solar da Paraíba, e Martinho Nobre Tomaz de Souza, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho Regional de Engenharia da Paraíba (CREA-PB); e o ex-senador da República, Efraim Morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *