Ao lado do governador, Cícero autoriza construção do Parque das Três Ruas

O bairro dos Bancários vai contar com um dos principais equipamentos de lazer e prática esportiva da Capital. Trata-se do Parque das Três Ruas, que teve sua construção autorizada na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra ao lado do governador João Azevedo. A obra alia o que há de mais moderno em infraestrutura para parques com intervenções fundamentais para a mobilidade urbana da região, parceria com o Governo do Estado.

“Essa obra traz um benefício enorme para a comunidade a partir de uma parceria importante com o Governo do Estado. É uma ação que vai melhorar a vida da comunidade não só pela eficiência da mobilidade urbana, mas por trazer para toda a família a oportunidade de lazer, convivência, prática esportiva e contato com a natureza”, destacou Cícero. Na ocasião o prefeito apresentou o projeto detalhadamente.

O governador João Azevedo afirmou que a obra é de grande importância para a comunidade e que complementa a obra de ligação das Três Ruas ao Castelo Branco, na UFPB. “A obra de mobilidade resolve um problema para veículos e a do Parque atende às pessoas. São ações complementares, que associadas à ligação do Hospital Universitário com o Altiplano, muda completamente a mobilidade da região. As ações se integraram fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirmou. O canteiro da ligação Três Ruas – UFPB foi visitado pela comitiva.

O projeto – O Parque das Três Ruas vai contar com área de aproximadamente 9,3 hectares e será dividido em três espaços: Recanto das Árvores, Recanto dos Esportes e Recanto das Crianças. O local terá equipamentos esportivos como ciclovia e pista de caminhada de 1,6 quilômetro (km); curtas trilhas acessíveis; duas quadras esportivas para prática de vôlei de areia e/ou beach tênis, uma quadra de Streetball, onde se pode praticar basquete de rua, e uma área de esportes radicais, com pista de skate e espaço para prática de slackline.

Para quem quiser apenas dar um passeio, socializar ou gastar a energia das crianças, o Parque vai oferecer calçadas padronizadas e acessíveis, iluminação em LED, espaços de contemplação e convívio, com jardins para piqueniques, três decks de madeira com bancos de proteção e guarda-corpo, uma área exclusiva de brinquedos rústicos de madeiras e outros adaptados para crianças com alguma deficiência ou necessidade especial.

O contato com a natureza também é um diferencial. Por isso, o Parque das Três Ruas vai receber totens de sinalização para oferecer, além da possibilidade de contemplação, espaços para ações de educação ambiental.

Mobilidade – A chegada do novo Parque é acompanhada de uma reestruturação do esquema de trânsito na via. Além do estacionamento, incluindo vagas de PCD e bicicletários, contidos no próprio projeto, a região vai ganhar obras viárias de ligação entre os Bancários e Castelo Branco e de melhoria do tráfego na própria via do Parque, a Rua Bancário Waldemar Mesquita Accioly, e seu entorno.

O encontro entre as ruas Rosa Lima dos Santos e Waldemar Accioly vai ganhar uma rotatória. Também serão construídas faixas de pedestre elevadas e sinalização padrão, localizadas nas ruas paralelas à Waldemar Accioly para maior conforto e segurança dos moradores. Os ônibus vão circular em faixas exclusivas e os passageiros vão aguardar em abrigos adaptados e sinalizados.

Solenidade – Estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Gonçalves e Eduardo Carneiro, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, os secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro, e da Infraestrutura, Rubens Falcão, entre outros auxiliares da gestão municipal e estadual.