NacionalÚltimas notícias

Amazon estima a demissão de 9 mil funcionários

A Amazon irá demitir 9.000 funcionários até o fim do mês de abril. A medida anunciada na segunda-feira (20) irá afetar áreas que não haviam sido atingidas pelos cortes anteriores.

Em janeiro, a Amazon decidiu reduzir o quadro de funcionários, com a demissão de 18 mil pessoas, equivalente a 5% de sua equipe. Na época, a justificativa dada foi que as “incertezas macroeconômicas” foram os motivos por trás da ação. O CEO da empresa, Andy Jassy, afirmou que a prioridade seria o que é mais importante para os clientes e a saúde a longo prazo dos negócios.

Agora, Jassy revelou que a decisão foi tomada após o término do planejamento anual, que não estava finalizado quando ocorreram as primeiras demissões em 2023.

Entre os setores afetados está a Twitch, plataforma de streaming ao vivo com cerca de 140 milhões de acessos mensais. No ano anterior, alguns funcionários pediram demissão por críticas ao modelo de administração da plataforma implementado pela Amazon desde 2014. A Twitch ainda não havia sofrido com os cortes anteriores.

A ação da Amazon segue uma tendência de grandes empresas de tecnologia que estão demitindo em massa. A Microsoft demitiu cerca de 1.000 funcionários em novembro de 2022, enquanto a Meta, dona do Facebook, demitiu 11 mil e a Netflix, cerca de 500. Segundo o site Layoffs, que reúne dados sobre as demissões nas empresas de tecnologia, em 2022, mais de 160 mil profissionais foram demitidos no mundo todo. Em 2023, o número de demissões já chega a cerca de 150 mil.

Os cortes ocorrem devido às incertezas no cenário macroeconômico global, com a recuperação da pandemia de covid-19 e a Guerra na Ucrânia, somados à maior cautela dos investidores e acionistas que capitalizam essas empresas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *