EDUCAÇÃO & TECNOLOGIAÚltimas notícias

Alunos da Rede Municipal selecionados para a Escola de Teatro Bolshoi conhecem mãe social

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa que vão integrar a Escola do Teatro Bolshoi, em Santa Catarina, conheceram, nesta segunda-feira (07), a profissional que vai atuar como mãe social do grupo durante o curso. O encontro, que contou com os pais dos alunos, a secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, e coordenadores do projeto de bolsa de estudos, ocorreu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro).

“A Secretaria de Educação está toda envolvida nesse projeto que é grandioso. É um sonho do prefeito Cícero Lucena trazer de volta para oportunizar as crianças de João Pessoa que queiram aprender a dança e se profissionalizar, ter uma oportunidade diferente. A mãe social já foi se envolvendo com todo o projeto, as crianças se agradaram dela e ficou bem claro os cuidados que ela deve ter. Foi muito importante esse primeiro contato, onde passamos tranquilidade aos pais”, frisou América Castro.

A mãe social, que vai viajar com os cinco alunos selecionados ainda este mês de fevereiro para Joinville, é a ex-professora Avani Andrade, de 60 anos, que mora no Rio de Janeiro, mas tem família aqui em João Pessoa. “Me candidatei a vaga pelo desejo de fazer com que o projeto dê certo e as crianças tenham um futuro diferente da grande maioria. Fiquei feliz de poder ajudar para que o objetivo seja alcançado”, disse.

A mãe social ficará com as crianças durante os oito anos de formação de ballet clássico na Escola do Teatro Bolshoi. Fernanda Albuquerque, coordenadora do Bolshoi em João Pessoa, disse que a reunião que ocorreu nesta segunda-feira foi para tirar dúvidas dos pais sobre a viagem, estadia, rotina e auxílio que vão receber do governo municipal.

“Nossa reunião foi bastante produtiva. Também foram informados sobre audiência com o juiz da Infância e da Juventude, na qual irão passar a guarda das crianças a tutora, ou seja, a mãe social. Os pais e as crianças ainda terão mais um encontro com a mãe social para estreitar os laços.”, explicou.

Patrícia Oliveira é mãe de Maria Clara, que foi selecionada como bolsista. Ela afirmou que estava muito ansiosa em conhecer a mãe social. “Não é fácil entregar os nossos filhos aos cuidados de uma pessoa que não conhecemos. Tive um sentimento bom ao conhecê-la, de que vai ter bastante cuidado com as crianças. Senti firmeza nela, de que vai saber dizer não quando for preciso”, afirmou.

Maria Clara vai completar 11 anos no próximo dia 29 de março e esse será o primeiro aniversário longe dos pais e o primeiro com a nova família que está se formando. “Ela também está ansiosa, mas disse que vai em busca de seu sonho. Ela falou que tem internet e rede social para matar a saudade da família e dos amigos. Ela ganhou essa vaga por merecimento”, reforça a mãe.

Oito anos de formação – A oportunidade dos estudantes da Rede Municipal ir para a Escola do Teatro Bolshoi foi viabilizada a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a Companhia Internacional de Dança. Serão oito anos de formação de ballet clássico custeados pelo governo municipal.

Nova oportunidade – No próximo mês de abril, um novo processo seletivo será realizado e estudantes nascidos em 2010 e 2012 terão uma nova oportunidade de se inscrever e participar da seleção para estudar gratuitamente na Escola do Teatro Bolshoi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *