CulturaCultura/Lazer

Alunos da Rede Municipal embarcam para Santa Catarina onde participam de processo seletivo na Escola do Teatro Bolshoi

As crianças da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, selecionados para a etapa 2023 do Balé Bolshoi, embarcaram na manhã desta segunda-feira (2) para Joinville, Santa Catarina, onde vão participar da etapa final de seleção. Na bagagem, as 20 crianças levam o sonho de fazer parte da renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Eles viajaram acompanhados de uma equipe da Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec), especificamente da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise).

“É com grande alegria que hoje levamos mais 20 crianças para participar da competição nacional da Escola Bolshoi, em Joinville. É o compromisso se concretizando com essa meninada, que faz parte da rede pública de ensino. São oportunidades dadas aos nossos alunos afim de garantir o direito à igualdade no futuro. É bom lembrar que os nossos alunos que participaram do projeto anteriormente, todos hoje são grandes profissionais da dança e têm um futuro brilhante na dança ou vinculado a ela”, a secretária de Educação, América Castro.

Antes do embarque, a ansiedade tomava conta das crianças no saguão do Aeroporto Internacional Castro Pinto. A aluna da Escola Municipal Apolônio Sales, Eloíza Gabriela dos Santos Pereira, 9 anos, falou da sensação de disputar uma vaga no Bolshoi. “Eu estou achando tudo isso muito legal. Estou indo em busca do meu sonho, que é ser uma bailarina. No ano passado eu via outras alunas participando dessa seleção e viajando. Eu disse a minha mãe que era isso que eu queria. Se Deus quiser vai dar tudo certo para mim e meus colegas”, disse a aluna.

Nessa etapa final participam crianças classificadas em todo o Brasil. Serão selecionados 20 meninos e 20 meninas que vão estudar no ano de 2024.

Na terça-feira (3), as crianças vão conhecer a casa onde 12 estudantes de João Pessoa já residem, juntamente com as mães sociais, e vão ouvir relatos de experiências desses que já estudam no Bolshoi. Na quarta-feira (4) será um dia de descontração e relaxamento. As crianças vão visitar o parque Beto Carrero World.

“João Pessoa sempre tem muitas crianças aprovadas e nossa expectativa é que isso possa se repetir. A partir de quinta-feira (5) eles vão passar por avaliações médicas e artística, com professores russos e brasileiros. A grande expectativa fica para o dia 7 de outubro, próximo sábado, onde saberemos quais os aprovados”, explicou a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo na Capital paraibana, Fernanda Albuquerque.

Durante a primeira etapa, que aconteceu em João Pessoa, nos meses de maio e junho, participaram 1.649 alunos nas 101 escolas visitadas. Na segunda fase, que aconteceu no mês de agosto, também aqui na Capital, foram avaliadas 703 crianças classificadas na primeira fase. Nesta última foram selecionados os 20 alunos.

A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura de João Pessoa teve início em 2002, durante a segunda gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021.

Foto- Gilberto Firmino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *