Últimas notícias

ALPB e CMJP realizará celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito

De acordo com estudos da ONU, apresentados na 3ª Conferência Ministerial de Segurança Viária realizada em fevereiro de 2020, em Estocolmo, e que constam no Relatório Global de Segurança no Trânsito – 2018 (Global Status Report on Road Safety 2018), morrem cerca de 1,35 milhão de pessoas vítimas de sinistros de trânsito todos os anos no mundo, sendo que 90% dessas mortes ocorrem em países de média ou baixa renda como o Brasil. E é justamente para reverenciar a memória destas vítimas que a ALPB e a Câmara Municipal de João Pessoa realizarão uma Sessão Especial conjunta. A propositura do deputado estadual Jeová Campos (PT) através do Requerimento 403/22, foi aprovada durante sessão plenária desta terça-feira (8). Ainda não foi definida data e horário da Sessão Especial que será realizada de forma híbrida, presencial e remota.

O parlamentar autor da proposta explica que a iniciativa surgiu a partir de um pleito da Sra. Abimadabe Vieira, Coordenadora de Educação para o Trânsito da SEMOB-Cabedelo e Observadora Certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e ex-Chefe de Divisão da Educação de Trânsito do DETRAN-PB. “Achamos oportuno e importante essa iniciativa não apenas para reverenciar a memória destas vítimas, mas, sobretudo, para chamar atenção para uma causa muito importante que são os sinistros de trânsito”, afirma Jeová. Ele lembra que o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito foi criado em 1993 pela RoadPeace, uma organização social do Reino Unido, como uma forma de lembrar das vítimas de sinistros no trânsito.

“A celebração é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à inaceitável perda de um ente querido devido a um sinistro de trânsito, além de toda dor que acomete milhares de famílias em todo mundo devido a essas tragédias. A intenção da data é também enfatizar a necessidade de intensificar os esforços para controlar esse importante problema de saúde pública, além de desenvolver apoio para as milhares de vítimas que sobrevivem aos sinistros, mas têm a vida modificada, devido às sequelas adquiridas devido a esses eventos”, reforça o parlamentar.

O deputado lembra ainda que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). “No Brasil, em média, 40 mil pessoas perdem a vida em acidentes automobilísticos todos os anos e as principais vítimas são jovens de 15 a 29 anos. Não podemos fingir que isso não acontece e a realização desta Sessão Especial é também uma forma de chamar atenção para esse grave problema”, finaliza Jeová.

 

Foto acidente: Site Gente Seguradora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *