NacionalNotícias urgentesÚltimas notícias

Aéreas dão desconto de até 80% em casos de morte ou doença grave na família

As pessoas com casos de morte ou internação por emergência médica na família podem ter a descontos (ou reembolso) na compra de passagens aéreas nacionais ou internacionais – e poucas pessoas fazem uso do serviço, seja por desconhecimento ou por falta de lembrança em momentos de desespero. No Brasil, ao menos duas companhias praticam a chamada “tarifa de emergência”, reduzindo os valores dos bilhetes comprados de última hora de 50% a 80% do preço original, a depender da avaliação, feita caso a caso.

O analista de e-commerce de São Paulo Otávio Alves perdeu a mãe, Norma Sueli Alves, no dia 16 de janeiro, enquanto ela passava férias com familiares na Bahia. A passagem adquirida de última hora sairia por R$ 2.720, o trecho, pela Gol, mas, por telefone, ele conseguiu garantir abatimento acima de 70% e o deslocamento foi feito por R$ 620.

“Recebi a notícia do falecimento após às 22h30 e corri para comprar uma passagem que desse tempo de olhá-la pela última vez. No retorno para São Paulo tive uma certa dificuldade [de conseguir o desconto] pela companhia Latam, mas, quando entrei em contato com o time da Gol, foram solícitos e rápidos, o desconto foi imediato. Esse desconto deveria ser oferecido por todas as companhias, pois só quem perdeu um ente querido sabe a dor de não poder se despedir”, disse Otávio Alves.

Como ter acesso ao desconto ou reembolso? Quais companhias oferecem o serviço?

Há programas de acesso de emergência a trechos nacionais na Latam e na GOL.

No caso da Latam, também há a possibilidade de abatimento em viagens internacionais. O UOL procurou as companhias áereas Azul, Voepass (antiga Passaredo) e Avianca, que alegaram não praticar abatimentos do gênero.

Quem tem direito a pedir o benefício?

Latam: Familiares diretos (cônjuge, avós, filhos, netos, pais, cunhados, irmãos, tios, primos, sobrinhos, sogros, nora, genro e parceiro civil) e casais em união estável que comprovem relação e residência conjunta por meio de certidão, faturas ou notas fiscais.

GOL: Ligar no SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor – 0800 704 0465).

Em que casos há reembolso?

Latam: Caso já tenha comprado ou não tenha a documentação comprobatória no momento da aquisição, o cliente pode pedir o reembolso comprovando a situação até 30 dias após a viagem (exceto cabines Premium Economy e Business), na Central de Vendas (0300 570 5700 e +55(11)4002-5700 para ligações do exterior), usando a opção “Devolução”.

GOL: Pedido de reembolso após a aquisição da passagem pode ocorrer até 7 dias depois do falecimento.

Em caso de emergência, reúna documentos (logo) A cópia certidão de óbito e documentos originais atestando o parentesco é essencial.

A cópia certidão de óbito e documentos originais atestando o parentesco é essencial. As duas companhias solicitam documentos legíveis e autênticos para análise de cada caso. Em casos de doenças graves, com risco de morte, a Latam solicita ainda atestados de internação do familiar. É necessário ficar atento ao prazo. A Latam exige que o evento tenha ocorrido em até três dias a partir da data da compra, com viagens dentro de sete a partir da compra. Já a Gol estipula o benefício dentro de sete dias após o ocorrido.

Uol

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *