EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Acordo entre Fapesq-PB e Capes garante 128 bolsas para a PB

Um acordo assinado nesta semana, em Brasília, entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e a Capes garante a concessão de 128 bolsas de pesquisas no estado. O valor engloba uma contrapartida de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado e R$ 15,2 milhões da Capes para bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O presidente da Fapesq-PB, Rangel Junior, garantiu a continuidade de incentivos na área da pesquisa e destacou o empenho do governador João Azevêdo para ampliar os investimentos. (via Jornal A União)

“Uma coisa é certa: o investimento do estado da Paraíba nessa área não corre nenhum risco. O governador já demonstrou claramente a disposição em apoiar, manter e ampliar esse apoio”, disse Rangel ontem, em visita à sede da Empresa Paraibana de Comunicação.

O convênio assinado para concessão das bolsas de pesquisa faz parte do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG). O início deve ocorrer ainda este mês e o final está previsto para abril de 2028. As bolsas serão concedidas aos pesquisadores por meio de divulgação de edital.

Por conta do contingenciamento de recursos federais voltados para pesquisas nos últimos quatro anos, Rangel considerou que o país todo sofreu um abalo com cortes, redução de recursos para ciência, tecnologia e inovação, provocando a descontinuação de pesquisas que já estavam em andamento.

“Uma coisa bastante visível é que o Governo do Estado substituiu em larga medidas as lacunas que foram provocadas pelo Governo Federal nos últimos quatros anos. A grande maioria dos estados operou no sentido de não deixar que o sistema se quebrasse. Tanto que na Paraíba, nos últimos quatro anos, o investimento nessa área supera todos os anos anteriores”, lembrou o presidente.

Durante sua visita a Brasília o presidente da Fapesq-PB se reuniu com outros 22 presidentes de Fundações de incentivo à pesquisa e ressaltou um objetivo em comum: apoiar as iniciativas empreendidas pelo Governo Federal na área. “Acredito que teremos pelos próximos meses e anos uma boa retomada desse padrão de investimento”, disse Rangel.

Programação para incentivo à inovação

Através de programas como o Centelha e o Tecnova a Fapesq-PB incentiva o desenvolvimento e pesquisas de ideias e produtos inovadores na Paraíba. Rangel Junior explicou que brevemente deve ser lançado o terceiro edital do Tecnova, programa de subvenção financeira  a empresas que desenvolvem produtos inovadores.

Além disso, o Centelha, que já está na terceira versão, também garante subvenção financeira e econômica para ideias inovadoras que possam gerar produtos, ou fomentar a criação de start-ups e empresas voltadas para desenvolvimento na área da tecnologia.

“Não só a tecnologia de forma genérica, apenas ligada à informática, mas aplicada a todas as áreas de conhecimento, no campo, na indústria, nos pequenos empreendimentos, que venham melhorar a vida das pessoas”, pontuou Rangel.

Ele destacou ainda que ao longo de 31 anos de criação, somente nos últimos 10 anos a Fapesq-PB assumiu um papel destacado no fomento à ciência, tecnologia e inovação. “Nos últimos quatro anos isso mudou muito. Nossa expectativa é manter o ritmo de investimentos porque existe uma demanda. Um estado como o nosso, que tem um potencial gigantesco na pesquisa, na ciência de modo geral, a gente vê como desafio não só incentivar a pesquisa, mas fazer com que os resultados cheguem o mais rápido possível na ponta, na sociedade, para que, de fato, esses conhecimentos produzidos possam ser utilizados”, disse.

Matéria assinada por Michele Farias em A União.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *