Esportes

1ª Copa Campinense de Levantamento Terra neste sábado terá presença de Mayara Rocha e categoria especial para PCDs

Campina Grande vai sediar neste sábado (09) a 1ª Copa Campinense de Levantamento Terra. O evento será na Academia CF Brabo, que fica na Rua Giló Guedes (Avenida Canal), nº 348-A, ao lado do Bradesco, e reunirá mais de 60 atletas de Campina Grande, João Pessoa e outras cidades da Paraíba e de Pernambuco. A abertura será às 10 horas e as competições devem se estender pela tarde. O evento terá disputas nas categorias:

– Feminino Leve (até 63k)
– Feminino Médio (mais de 63 kg)

– Masculino Leve (até 74 kg)
– Masculino Médio (de 74 kg até 93 kg)
– Masculino Pesado (acima de 93 kg)

Os resultados seguirão o IPF GL Fórmula, que calcula a carga levantada comparando atletas com base no seu peso corporal. A premiação da competição prevê medalhas para 1º, 2º e 3º lugares e cada categoria, além e troféus para os melhores atletas no masculino e no feminino (IPF GL Fórmula).

O evento terá a presença da atleta campeã Mayara Rocha, que não vai competir, mas fará demonstrações de movimentos do Powerlifting. Mayara é detentora de medalhas de ouro e de prata no Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2021, tetramedalhista no Sul Americano de Powerlifting 2021 (duas medalhas de prata e duas de bronze), Campeã Brasileira de Powerlifting Clássico 2022, Campeã Brasileira de Powerlifting Equipado 2022, Campeã e título de melhor atleta do Arnold Classic South América 2022; detentora de três recordes nacionais no Powerlifting Equipado 2022 e 5º melhor Agachamento do Mundo, no Campeonato Mundial de Powerlifting 2022, disputado em Sun City, na África do Sul; Campeã Sul-Americana no Agachamento (Modalidade Powerlifting Raw) e Vice-Campeã Sul-Americana no Powerlifting Equipado; recordista brasileira no Squat/Agachamento e Vice-Campeã Brasileira de Powerlifting Clássico 2023; Campeã Sul-Americana e detentora do recorde sul-americano no agachamento, com 168 kg, no Campeonato Sul-Americano de Powerlifting Equipado 2023.

Outro aspecto importante da competição é que haverá uma Categoria Especial, com a participação de atletas PCD, a exemplo de Transtorno do Espectro Autista – TEA e Síndrome de Down. De acordo com Yamande Almeida, integrante da coordenação do evento, o objetivo é trabalhar a divulgação do Powerlifting em Campina Grande e na Paraíba, considerando que não se tem notícia de um campeonato do esporte no estado há um certo tempo. “Este campeonato visa levantar o Powerlifting e difundi-lo em Campina Grande e na Paraíba. Nosso maior desejo é trabalhar para o Powerlifting, o esporte mais poderoso da terra, fortalecer a comunidade local e em breve integrá-lo à comunidade brasileira do power”.

A campeã de Powerlifting Mayara Rocha também se mostrou entusiasmada com a realização do evento, que terá o intuito de descobrir novos talentos do esporte. “Nossa missão será renovar a cidade e o estado em número de atletas, árbitros e staff, por isso contamos com o apoio e a participação dos atletas. E ainda por cima trabalhar também este esporte para pessoas com necessidades específicas, já que teremos uma categoria especial com atletas com autismo e síndrome de down, o que nos enche de satisfação, pois os momentos anteriores à competição, de preparação destes atletas, já nos mostram que será um grane momento para todos eles e para nós também”.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *