Notícias urgentes

150 pessoas foram picadas por jararaca em Campina Grande

Nos primeiros seis meses do ano 150 pessoas deram entrada no Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande.  Na última quinta-feira, mais quatro pessoas foram socorridas para a unidade depois de terem sido picados por cobras da espécie jararaca.

Os quatro pacientes, dois homens e duas mulheres, são das cidades de Piancó, Alto Sertão do Estado, Remígio, Curimataú, São João do Tigre e Alcantil, na região do Cariri do Estado. “Eles deram entrada e foram levados de imediato para a área vermelha e depois de tomarem soro apropriado contra essa cobra. Depois foram encaminhados para a enfermaria. Os casos foram classificados como moderados”, declarou a médica Germínia Venâncio.

Ela orientou as pessoas, que em caso de picada de cobra, não proceder com métodos de contenção que não tem eficácia ou que possa piorar o caso. Ela condenou o uso de torniquete. O ideal é procurar, o mais rápido possível, atendimento médico. “E se possível levar o animal para que se possa identifica-lo e administrar o soro específico de forma mais rápida”, informou.

Conforme dados do Trauma, esse ano, o mês de março foi o período de maior entrada de pacientes picados de cobra. Ao todo, 31 pessoas. Em janeiro foram 19 casos, em fevereiro outras 16 pessoas, em abril 29, em maio 30 pacientes e junho 25.

 

Estado grave

É considerado grave o estado de saúde da criança de um ano e seis meses de idade, da cidade de Barra de Santa Rosa, Curimataú do Estado, que deu entrada no Hospital de Trauma, no último dia 20, vítima de múltiplas picadas de abelha. Ela está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Ela, a mãe e mais dois irmãos foram atacados por abelhas dentro de casa, localizada no sítio Cuiuiu. Apenas a criança continua internada.

FOTO: SITE BUTANTAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *