NacionalPolítica

União Brasil e PP lançam superfederação com maior bancada na Câmara

Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) oficializaram, nesta terça-feira (29), a criação de uma federação partidária que já é batizada de “superfederação”, pois já nasce como a maior força institucional do país. Batizada de União Progressista, a nova federação reunirá 109 deputados federais — formando a maior bancada da Câmara —, 14 senadores, quase 1,4 mil prefeitos e seis governadores. O evento foi realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, e contou com a presença do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos).

A superfederação terá acesso à maior fatia do fundo eleitoral e do fundo partidário entre os 29 partidos registrados no TSE. Em princípio, a presidência da federação será compartilhada entre o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio de Rueda (União Brasil), sem hierarquia definida. A partir de dezembro, um dos dois será escolhido como presidente único. Até lá, os partidos vão se concentrar na elaboração do estatuto da aliança, que ainda precisa ser aprovado em convenções internas para que o registro seja homologado pelo TSE. Segundo dados de 2024, a União Progressista teria direito a cerca de R$ 953,8 milhões em fundo eleitoral e R$ 197,6 milhões em fundo partidário, superando o PL em ambas as rubricas.

Nos estados, a união dos dois partidos pode causar transtornos. Prevendo isso, o estatuto da nova federação define que, onde não houver consenso sobre candidaturas a governador — como é o caso da Paraíba —, a decisão caberá à direção nacional. A definição sai até março de 2026, antes da abertura da janela partidária.

A União Progressista defende um “choque de prosperidade” no país, com reformas econômicas e regulatórias para destravar o crescimento. “Defendemos medidas profundas no campo econômico e regulatório, que coloquem o Brasil em linha de competitividade com as nações mais eficientes do mundo. Um choque que liberte o país de suas amarras”, afirma texto lido na ocasião.

 

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.