Técnicas têxteis da Paraíba são destaque no lançamento do livro “Têxteis do Brasil: Rendas e Bordados” da Artesol
Obra ilustrada apresenta as técnicas paraibanas do Bordado Labirinto e da Renda Renascença ao lado de outras sete técnicas tradicionais de rendas e bordados junto das histórias das artesãs responsáveis pela sua preservação
A Artesol, organização sem fins lucrativos que atua pela valorização do artesanato tradicional brasileiro há mais de 25 anos, lança, em março, o livro “Têxteis do Brasil: Rendas e Bordados”, obra inédita que documenta e celebra as técnicas têxteis tradicionais do país. O projeto reúne histórias, registros fotográficos e ilustrações detalhadas de nove técnicas diferentes, sendo duas delas importantes marcos culturais do Estado da Paraíba.
A pesquisa conduzida por Helena Kussik e Bianca Matsusaki, com registros fotográficos de Nathália Abdalla e ilustrações de Camila do Rosário, percorreu mais de 10 mil quilômetros em três meses, e envolveu 340 artesãs, 17 associações e 15 colaboradoras, sendo 180 da Paraíba, que compartilharam seus conhecimentos sobre as técnicas do Bordado Labirinto, considerado patrimônio imaterial da Paraíba, tradicional do município de Ingá; e da Renda Renascença, original do Cariri Paraibano, considerado patrimônio imaterial da Paraíba.
“São as mulheres as grandes protagonistas aqui. São elas que desempenham o trabalho artesanal, doméstico, de cuidado dos seus filhos, da casa e, em muitas situações, o cultivo do roçado e a criação de animais, tudo ao mesmo tempo. O ofício dessas mães e avós, além de renda, gera pertencimento e potencial criativo, muito influenciado pelos recursos e natureza locais”, comenta a pesquisadora e organizadora do projeto, Helena Kussik.
O livro é um dos mais abrangentes levantamentos sobre o tema já realizados no Brasil. Mais do que um registro técnico, o trabalho se torna uma ferramenta para a preservação e difusão desses patrimônios culturais nacionais, garantindo que esses saberes continuem vivos para as próximas gerações.
“Rendas e bordados nos ensinam sobre o tempo, entre agulhas e linhas, encontramos um outro ritmo, onde a presença se torna essencial para expressar narrativas, sentimentos e desafios, transformando-se em metáforas da vida. Essas técnicas nos ensinam sobre a conexão entre as mãos, o coração e a memória. Reconhecendo esse valor, a Artesol acreditou nesse projeto como forma de salvaguarda das técnicas têxteis tradicionais do Brasil, preservando saberes e valorizando tais práticas para garantir que cada fio continue tecendo a cultura e a vida de muitas gerações”, afirma a diretora executiva da Artesol, Josiane Masson.
“Têxteis do Brasil: Rendas e Bordados” já está disponível para compra online no site da Livraria Martins Fontes e na plataforma do projeto Artiz e, em breve, chega às livrarias de todo o país.
Sobre a Artesol | www.artesol.org.br
A Artesol é uma organização sem fins lucrativos fundada pela antropóloga Ruth Cardoso em 1998. Atua na salvaguarda de saberes e fazeres artesanais tradicionais e na valorização do artesanato brasileiro junto a centenas de grupos, artesãs, artesãos e artistas populares de todo o país. O foco de seus projetos visa também gerar oportunidades de trabalho e renda para comunidades artesãs através de ações de qualificação profissional e a promoção do comércio justo, como forma de criar um futuro mais próspero para esses criativos, fazedores de cultura. A Artesol também investe em projetos de pesquisa, produção de conhecimento e difusão de conteúdo para fortalecer o setor e fomentar políticas públicas. Promove a inovação da produção artesanal nacional com programas de laboratório e mentorias em negócios que estimulam a autonomia dos artesãos na comercialização com o uso de ferramentas digitais. Presta serviços para programas governamentais e iniciativa privada e realiza eventos culturais de abrangência nacional. É a idealizadora da Rede Artesol – Artesanato do Brasil, que é a maior plataforma digital de mapeamento e articulação do ecossistema do segmento no país.