Mais réus à vista? STF analisa envolvimento de ex-integrantes do governo Bolsonaro
Esse julgamento é mais um desdobramento importante das investigações sobre os atos golpistas ligados ao final do governo Bolsonaro. Agora, a Primeira Turma do STF analisa se seis integrantes do chamado “núcleo 2” da trama se tornarão réus, ampliando o cerco judicial a ex-assessores e autoridades envolvidas.
Esses seis nomes representam figuras-chave em posições estratégicas na época, e as acusações são bastante graves — indo de organização criminosa armada até golpe de Estado, com penas que somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão. A inclusão de ações como o monitoramento de um ministro do STF e o uso da PRF para interferir nas eleições mostra o nível de articulação apontado pela PGR.
Vale lembrar que o julgamento da denúncia contra o núcleo 1 já resultou no recebimento unânime da denúncia, inclusive contra Bolsonaro. Com mais três denúncias ainda por julgar, o STF segue desmembrando a suposta articulação em diferentes núcleos para julgar de forma mais ágil e específica cada grupo envolvido.
Redação
Foto: Antonio Augusto/STF