Fábio Porchat faz show em João Pessoa nesta sexta-feira
Por Daniel Abath*
Ele conquistou milhões de espectadores com Que História É Essa, Porchat?, programa do canal GNT e da TV Globo. Agora, o apresentador e humorista Fábio Porchat está só, mas não menos engraçado, em seu stand-up intitulado Histórias do Porchat. A miniturnê do artista carioca pelo Nordeste se inicia em João Pessoa, nesta sexta-feira, às 21h, no Teatro Pedra do Reino. As entradas estão sendo vendidas pela plataforma Ingresso Digital (ingressodigital.com), a partir de R$ 70 (meia).
Ator, roteirista e humorista, Fábio Porchat passou pelas plateias de diversas cidades com sua mais recente investida. A proposta da apresentação é unir o prazer das risadas ao relato de experiências pessoais marcadas por aventuras e contratempos os mais inusitados. “Quero poder fazer alguma coisa diferente, não quero me repetir. Então, subir no palco sozinho realmente é uma coisa que me desafia e que me faz muito bem”, afirma.
Porchat iniciou sua trajetória no stand-up em 2007, integrando o grupo Comédia em Pé. Desde então, o gênero se tornou uma paixão e um formato que ele descreve como “muito rápido e eficiente para provocar risadas”. O show atual surgiu em 2021, durante o período pós -pandemia, com a intenção de promover reencontros e risadas coletivas.
“Minha vontade era reunir o povo para dar risada junto, porque a gente estava com saudade de sentar todo mundo junto e dar risada”, explica o humorista. “Comecei a me dar conta de que as histórias que eu tinha para contar eram sempre histórias de viagens”.
Foi justo as vivências de Porchat em suas diversas viagens pelo mundo o que inspirou o tema do stand-up, algo que sempre resulta em situações hilárias e imprevisíveis. “Adoro viajar, coisa que eu mais gosto de fazer na vida. Estou sempre viajando e, quando a gente viaja, sempre dá uma coisa errada, sempre tem um perrengue, uma coisa torta. E, quando tem coisa errada, aí a coisa fica engraçada, né? A gente ri das desgraças”, ironiza Fábio Porchat. Das duas, uma: ou o público se identifica na hora ou ri desmesuradamente da cara do artista.
Portas em automático
Dentre as histórias mais emblemáticas narradas no espetáculo, uma delas é sobre uma dor de barriga que o humorista teve em um avião, sem banheiro, com destino ao Nepal. “É o ápice da peça”, atesta. “Todo mundo acaba se identificando e é muito divertido. Todo mundo já teve uma dor de barriga e, em algum momento, já passou por uma situação em que teve de sair correndo, desesperado. Acho que acaba funcionando”, acrescenta.
Além das anedotas de viagens, o show explora largamente o formato específico do stand-up, que exige um ritmo constante. Porchat busca garantir uma piada a cada 10 segundos, um desafio que encara com entusiasmo. “Penso exatamente naquela coisa de levanta e corta, levanta e corta”, comentou, referindo-se à dinâmica ágil do gênero.
Entre os relatos do humorista, destacam-se experiências vividas na África Subsaariana. Ele compartilha momentos de tensão com animais selvagens, como um gorila, em Ruanda, que o encarou a 1 m de distância, e um hipopótamo do qual Porchat resolveu ir atrás, tendo em vista uma oportunidade excepcional de ver o bicho fora d’água. Não deu outra: “O hipopótamo estava a 6 m de mim, olhou para mim, me encarou, abriu a boca, soltou um som e ali já pensei: ‘Bom, não vou conseguir contar essa história’”, recorda.
O humorista também revela que, apesar de o atual projeto estar em sua fase final, ele já prepara um novo monólogo para o próximo ano. Paralelamente, outros projetos também estão em andamento, como o programa LOL, produzido pelo Porta dos Fundos e exibido no Prime Video, além do mencionado Que História É Essa, Porchat?. Além disso, ele anuncia o retorno do programa de viagens Porta Afora, integrante do Porta dos Fundos, em parceria com Rosana Hermann, e a estreia de um filme em 2026.
Além da Paraíba, o espetáculo passará pelos estados de Pernambuco e Ceará. Amanhã, Porchat desembarca na cidade de Fortaleza, Ceará, para três sessões que acontecem às 15h, 17h e 20h, no Cineteatro São Luiz. Encerrando a passagem pela Região Nordeste, o stand-up chega ao Recife, em Pernambuco, com apresentação única, que acontece no Teatro Guararapes, no próximo domingo (4), às 19h.
Sobre a recepção do público, Fábio Porchat destaca que o principal objetivo é a diversão. “O público pode esperar risada. É muito gratificante ver as pessoas dando risada ali na hora das coisa s que estou falando”. E conclui: “Pode ir, levar a família toda, que é uma peça pra rir, todo mundo junto. Não tem polêmica, não tem política, não tem nada disso. O que tem é viagem e história de coisa que deu errado e que todo mundo vai dar risada”.
*Repórter do Jornal A União. Texto transcrito da edição desta sexta-feira do jornal
Foto: Reprodução