CidadeGerais

Consumidores ainda resistem aos fogos silenciosos

Os comerciantes de fogos nas barracas ao lado do  Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão), no bairro do Cristo, em João Pessoa, esperam que o mês de junho seja de aumento nas vendas devido ao São João. Eles acreditam que todos os tipos serão vendidos em grande quantidade, menos os chamados fogos silenciosos ( apenas com efeitos visuais e sem ruído), que desde 2021 estão entre os menos procurados nestes estabelecimentos. (via jornal A União)

“São João sem fogos não é São João. É uma tradição importante. Por isso, muitos até compram fogos sem barulho, mas isso acontece uma única vez e depois o produto fica parado nas prateleiras”, comentou o vendedor Antônio Gonçalves ( conhecido como Antônio Balão).

Ele lembra que desde 2021 é possível encontrar destes fogos em várias barracas, mas geralmente as pessoas pedem os fogos com barulho por acreditarem que representam as festas juninas. “Quase ninguém procura. O impacto é o que mais chama atenção com os fogos e é isso que os clientes procuram”, comentou.

Para a sua neta, Andrea Hellen Gonçalves, quando as vendas dos  fogos silenciosos começaram a se tornar comuns em João Pessoa, ela e o avô mostraram aos consumidores  uma linha específica deste produto com uma grande variedade. Mas, ela lembra que não tiveram o sucesso esperado e assim como nos outros anos, serão os fogos com ruído os mais procurados.

“ Os valores dos  fogos silenciosos variam muito e até para criança temos opções como o vulcão que apenas é colorido, não faz barulho e custa a partir de R$35 (duas unidades) e alguns coloridos para adultos custam R$80 . Mas, alguns clientes ainda criticam que veem apenas as cores e por serem de baixo ruído, não acham bonito”, opinou.

Para Antônio, a experiência com os fogos de tiro ainda é muito forte nas tradições nordestinas e ainda vai demorar para os fogos silenciosos conquistarem a maioria dos consumidores. “ O pessoal exige mais os fogos que deem aquele ‘tiro’, pois faz parte das festas juninas. Gostam de ver aquelas cores bonitas junto com o estouro e não apenas as cores isoladas”, lembrou.  

O vendedor de fogos, José Roberto Andrade, também tem artefatos sem ruído no seu estoque, mas acredita que o valor mais caro também não estimula as vendas. “Um dos maiores símbolos do São João são os fogos de artifício, porque o clima junino não se resume apenas às músicas e quadrilhas. A tradição do São João nordestino atrai pessoas de todo o Brasil e do mundo”,argumentou.

            Nos últimos dois anos, os órgãos de proteção ambiental passaram a recomendar que as pessoas usem fogos de artifício silenciosos, já que o barulho incomoda os animais e pessoas com necessidades especiais( idosos, autistas, etc). De acordo com o tenente Ewerton Maciel, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba(CBMPB), atualmente existe o Projeto de Lei 220/23 que proíbe, em todo o território nacional, o comércio de fogos e artefatos pirotécnicos que emitam qualquer tipo de som. “Entretanto, esse projeto ainda encontra-se em fase de aprovação”, afirmou.

No estado da Paraíba, algumas cidades já possuem legislação própria acerca do tema, mas constantemente há mudanças na autorização ou não desse tipo de artefato. “ A legislação e regulamentações específicas de cada localidade devem ser respeitadas. É importante verificar as leis e regulamentos locais em relação ao uso de fogos de artifício e adotar medidas que promovam o bem-estar da comunidade e a segurança de todos”, recomendou o tenente.

 

Orientações para uso de fogos de artifício

Conforme o tenente, para evitar transtornos sonoros relacionados aos fogos de artifício, algumas orientações podem ser seguidas:

1- Conscientização: Conscientize-se sobre os efeitos negativos que o barulho dos fogos de artifício pode causar em pessoas e animais sensíveis.

2 –  Comunicação prévia: informe os vizinhos sobre a intenção de soltar fogos de artifício, permitindo que eles possam se preparar ou tomar medidas necessárias para minimizar o impacto.

3 – Escolha de horários adequados: opte por soltar fogos de artifício em horários mais adequados, evitando períodos da noite ou madrugada, quando o barulho pode ser mais perturbador para as pessoas que desejam descansar.

4 – Lugares apropriados: Utilize locais apropriados e seguros para soltar fogos de artifício, evitando áreas residenciais ou com grande concentração de pessoas e animais.

5 – Alternativas silenciosas: Considere a utilização de fogos de artifício silenciosos, que possuem efeitos visuais sem produzir estampidos ou estouros.

6 – Proteção de animais: Tome medidas para proteger os animais de estimação, como mantê-los em ambientes internos, fechar portas e janelas para minimizar o barulho e fornecer um local seguro e confortável para eles se abrigarem.

7 – Eventos profissionais: Prestigie eventos de fogos de artifício organizados por profissionais, que possuem autorização e conhecimento adequado para realizar shows pirotécnicos com segurança e redução de ruídos.

Matéria assinada por Juliana Cavalcanti no Jornal A União deste domingo, 4/6

Foto de Evandro Pereira para A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *